Avatar

Detonado Heart Gold/Soul Silver



Vamos começar com o básico.

Funcionalidade dos botões:
Setas (D-PAD) = Andar
A = Pegar, Falar, Interagir.
B = Correr (quando ganha o running shoes)
Y = Usar Key Item registrado
X = Menu
Touch Screen = Menu, Pegar, Falar, Interagir, correr e usar Key Item (praticamente você nem precisa dos botões A, B, Y e X.)


Começando o jogo:
Quando você liga o jogo você vê a melhor apresentação dos jogos Pokémon feita até hoje. E na tela de apresentação tem um Ho-Oh voando (Heart Gold) ou um Lugia nadando (Soul Silver). Perceba que agora o jogo tem mais de 4 menus iniciais (o total que tinha no Pokémon Platinum) isso acontece por causa das opções do PokéWalker. Mas vamos começar logo.
Quando você coloca NEW GAME tem aquele falatório de sempre, o professor carvalho perguntará se você quer um tutorial básico, tutorial de batalhas e a terceira opção não, obrigado. Escolha a terceira.
Depois escolha seu personagem, eles são Kotone (a menina, provavelmente seu nome será Soul na versão americana) e Hibiki (o menino, que já tem o nome confirmado: Jimmy). 
Então vamos começar a aventura!
Lembrando, estou jogando a versão Soul Silver e em um Nintendo DS Lite Silver, não faço idéia de como rodar no emulador, mas, tem uma solução de um código de action replay.
Quando você consegue controlar seu personagem, perceba que você não tem opção alguma na Touch Screen, o que você pode fazer? Descer as escadas.
Lá sua mãe (a primeira vez que sua mãe realmente é util em algum jogo) te dará os quatro menus iniciais: SAVE, OPTIONS, TRAINER CARD e BAG. Agora saia da casa. E você encontrará um Maril (não fique feliz, ele já tem treinador) que ficará na sua frente e irá até seu treinador (caso tenha escolhido Hibiki, o treinador do Maril será Kotone, caso tenha escolhido Kotone o dono do Maril será Hibiki) o mais engraçado é que dependendo do genero de seu personagem, a musica tema do amigo (sim, ele é o amigo e não rival, praticamente é como Dawn e Lukas no Pokémon DPPt) muda.
Agora vá até a casa que Hibiki/Kotone saiu, mas não no segundo andar, entre no primeiro. Para você saber qual casa é, posso dizer que é uma na qual tem um garoto ruivo olhando pela janela 
 eu amo falar com ele, pois ele te empurra após falar com ele, acredite isso é simples, porém viciante. Entre nessa casa, pois ela na verdade é o laboratório do Prof° Elm. Ande para cima então ele começará a falar com você. Mas receberá um telefonema do Mr. Pokémon que encontrara um ovo misterioso. Então Prof°Elm te dará o direito de escolher o Pokémon inicial, vá para a máquina onde tem três PokéBalls.

............:::::::::: Explicação Básica para Iniciantes:::::::::::...........
O que é uma PokéBall? É uma capsula designada para armazenar pokémons. Existe uma variedade de PokéBalls para expecificos pokémons, com ela você pode captura-los, mas não com 100% de precisão, só há duas pokéballs que capturam com 100% de precisão, elas são: PalPark Ball (só se consigue ela no PalPark ao armazenar 6 pokémons de seus jogos de GameBoy Advance) e a MasterBall (que só existe dois meios de conseguir, sendo que um é pela loteria).
............:::::::::: Explicação Básica para Iniciantes:::::::::::...........

Aperte o botão A enquanto olha para a maquina então aparecerá à opção de escolher o pokémon inicial. Para escolher pressione a stylus em certa pokéball então na tela de cima aparecerá o pokémon contido na pokéball. 
Os pokémons iniciais funcionam como um modo de dificuldade:
Chikorita = Difícil, Totodile = Normal, Cyndaquil = Fácil.
Isso acontece devido aos ginásios do jogo. A maioria é super efetivo contra o chikorita, mas, eu normalmente escolho chikorita, mas, dessa vez escolherei Totodile, coloquei o nome dele de Plup (por causa do meu Nick antigo: Piplup.) 
Agora vá para sua casa, aquela na qual você começou o jogo e fale com sua mãe, ela te dará uma opção nova no menu: PokéGear. Então ela perguntará se você quer que ela guarde parte do seu dinheiro (eu não disse que ela é útil?).

...........::::::::::Explicação Básica: PokéGear::::::::::::::...........
O pokégear é um aparelho similar ao Pokétch de Pokémon Diamond/Pearl/Platinum só que com menos tipos de utilidade que o Pokétch, mas, tem as essenciais e algumas novas. As únicas opções que você tem por enquanto para o PokéGear é o telefone e a troca de papel de parede.
O telefone assim como Pokémon Ruby/Saphire/Emerald que usava o PokéNav, pode marcar batalhas com treinadores que você pegou o numero do telefone (é, eu sei, era melhor o VS Seeker), porém, no novo PokéGear você inclusive pode pegar o numero do telefone de lideres de ginásio para marcar revanches fazendo com que seja fácil e preciso treinar pokémons, porém, só pode fazer isso depois da elite 4.
Essa explicação básica tem 3 partes. Dependendo do desenvolvimento do jogo revelaremos como usar certos chips que você ganha no PokéGear.
...........::::::::::Explicação Básica: Mamãe::::::::::::::...........
Existe uma hora que sua mãe pergunta se você quer que ela guarde seu dinheiro. A opção sim é a de cima, a opção não fica em baixo. 
O que muda se eu a deixar guardar meu dinheiro? 
A sua mãe guardará 10% do seu dinheiro ganho em batalhas, porém, isso é muito bom, pois, ela pode comprar itens úteis à sua jornada, tanto itens fáceis de encontrar, quanto difíceis como a Moon Stone entre outras pedras evolutivas. Aconselho a dizer sim, mas, se não quiser, paciência.
...........::::::::::Continuando a aventura::::::::::::::...........
Depois saia de sua casa e saia da cidade pela esquerda (“claro, a direita tem um lago”), logo que sair da cidade você estará na rota 29, a primeira de Johto, e com a musica mais alegriazinha =D continue indo pelo caminho da esquerda só que, às vezes indo pra cima para não topar em becos sem saída (ou será que não?) se você passar, chegará à outra cidade, CherryGrove, infelizmente não há nenhum ginásio pokémon aqui ou algo do tipo. Mas um velhinho aparecerá lá e te mostrará a cidade. WOW Centro Pokémon! QUE LEGAL O POKÉ-E-MART! QUE LINDO, O MAR! Quem é aquela baleia na praia? Nossa essa é sua casa? Quando chega na casa do velhinho você ganhará os running shoes.
Então, você não tem nada pra fazer aqui. Vá para o caminho de cima, antes de continuar indo pra cima, veja que há uma casa na rota, entre nela e fale com o homem que está lá, ele te dará o Apricorn Case (No pokémon Gold,Silver & Crystal ele te dava uma PSNCUREBERRY), agora saia da casa e veja: Tem uma arvorezinha ali (uma parecida com a do final da rota 29) aperte A enquanto está encostado nela então você conseguirá uma GreenApricorn. Por enquanto ela é inútil, mas, isso não quer dizer que ela não pode ser útil no futuro. 
..........::::::::::::Explicação Básica: Apricorns::::::::::::..............
Esses frutos são usados para uma variedade de coisas em Johto. Uma bem útil é para a fabricação de ApriBalls que servem como PokéBalls especificas para capturar certos pokémon. Só existe uma pessoa no mundo que faz essas ApriBalls, seu nome é Kurt, ele mora na cidade Azalea e é conhecido no mundo todo pelas suas pokéballs customizadas. Apricorns nascem todo dia nas arvores então lembre-se dos locais onde tem suas apricorns preferidas.
Essa Explicação Básica tem mais duas partes, dependendo de seu desenvolvimento no jogo iremos mostrar mais coisas sobre Apricorns e ApriBalls. 
...........::::::::::Continuando a aventura::::::::::::::...........
Agora continue indo pra cima e entre na outra casa que tem uma arvore de apricorn, antes de entrar, pegue ela e entre na casa, lá estará o Mr.Pokémon, ele te dará o Mystery Egg, depois, o Prof°Carvalho te dará a PokéDex e o numero de seu telefone. Saia da casa e você receberá uma ligação do Prof°Elm, volte pra cidade CherryGrove e de lá vá para a cidade NewBark (que é a primeira.) 
Ainda em cherrygrove bem na saída chegará aquele garoto de cabelo vermelho que estava olhando pela janela do laboratório, então você terá de batalhar com ele.

Pokémon Battle 
VS ???

Se começar com chikorita:

Golpes: Tackle e Leer
Se começar com Totodile:

Golpes: Tackle e Growl
Se começar com cyndaquil:

Golpes: Scratch e Leer
Esse treinador pokémon não é difícil e não tem nada para falar sobre seus pokémons. Depois ele sairá pelo lado direito, volte para o laboratório do professor elm na cidade de newbark agora ù_ú eu tô mandando.
No laboratório do Prof°Elm estará um policial falando com ele, então prof° elm dirá que um de seus pokémons foi roubado e perguntará se você sabe o nome dele, então, agora você deve escolher o nome do rival.

.......:::::::::::Explicação Básica: Rival::::::::::::::.............
O rival é um dos personagens mais importantes dos jogos pokémon e o que mais interage com você. Normalmente ele quem está sempre no seu caminho, mas dessa vez podemos nos vingar, nós quem estamos no caminho dele dessa vez xD
O rival da versão tem o nome oficial de Silver, mas você pode escolher qualquer nome pra ele. Silver é o rival mais importante dos jogos pokémon pois ele é filho do dono da maior facção criminosa: Equipe Rocket. Praticamente a história desse jogo roda em torno do rival. Então o que estamos esperando? Vamos atazana-lo! Como no Wigglytuff Guild diz: Three: SMILES GO FOR MILES 

...........::::::::::Continuando a aventura::::::::::::::...........
Agora você dará o Mystery Egg para o Prof°Elm Então saia do laboratório, você encontrará Hibiki/Kotone com seu Marril, volte para a rota 29 e ele/ela te ensinará a capturar pokémons.
.......:::::::::::Explicação Básica: Batalhar e Captura::::::::::::::.........
Você já deve ter percebido que na batalha tem 4 opções. Uma você já conhece muito bem, é a com o botão vermelho, o maior de todos, esse é chamado de FIGHT que faz o Pokémon atacar o adversário, mas, você já sabe pra que serve os outros? O botão menor e azul tem o nome de RUN, ele serve pra fugir de batalhas indesejadas. O botão amarelo é chamado de ITEM, nele você pode ativar uma PokéBall para atirar no pokémon selvagem, porém, PokéBalls não podem ser usadas nos Pokémon Domados, ou seja, Pokémons que já tem treinadores. No MENU ITEM tem outros quatro MENUS, o nome deles são POKÉBALLS, HP/PP RESTORE,BATTLE ITENS e STATUS HEALER. Agora vamos voltar no menu principal, o menu verde tem o nome de POKÉMON, mas também é conhecido por POKÉMON SWAP, ele permite que você troque de pokémon na batalha (se você tiver um além do que está usando.
Para capturar um pokémon você precisa deixá-lo com o HP mais baixo possível e atirar uma POKÉBALL.
E aqui termina o explicação básica.
...........::::::::::Continuando a aventura::::::::::::::...........
Agora volte para CherryGrove, vá pelo caminho de cima, mas dessa vez, veja que o local em que tinham dois treinadores batalhando agora está livre. Agora lá tem um caminho com alguns treinadores. Eles batalham com você. Então, não fuja de batalhas, pois seu pokémon pode ganhar experiência.
.......:::::::::::Explicação Básica:Exp Points::::::::::::::.........
Percebeu que quando você vence algum pokémon em uma batalha aumenta um nível azul abaixo do nome da espécie do Pokémon? Esses são os EXP Points, eles te ajudam a fazer seu pokémon ficar mais forte, quando enche toda a barra azul seu pokémon aumenta o Level (Lv) para ganhar EXP você precisa tirar Hit Points (HP) do Pokémon Adversário.
Perceba que abaixo do nome de cada golpe tem um numero. Esse numero é chamado de Power Point (PP), caso acabe o PP do ataque de certo pokémon, esse ataque será inutilizavel até que você consiga um jeito de recuperar o PP de volta (o mais usado é o centro Pokémon, é o melhor e é de graça). Na verdade, os Pokémons aprendem até 5 ataques sendo que um está escondido e não pode ser trocado se você usar TMs e HMs, esse ataque escondido que todo pokémon tem é chamado de STRUGGLE, ele não é tão fraco assim, e não pode ser utilizado em outros torneios, porque, o unico modo de utiliza-lo é acabar com todo o PP de todos os seus quatro ataques. STRUGGLE é um ataque físico que ao ser utilizado seu pokémon perde HP dependendo do Ataque de seu pokémon.
...........::::::::::Continuando a aventura::::::::::::::...........
Continue indo para cima nesse caminho de treinadores, mas, não entre na caverna, você deve continuar pela esquerda agora, continue até chegar em um tipo de casa estrada que te leva para outra cidade (acho que estão me entendendo) então Hibiki/Kotone aparecerá e lhe dará um Key Item chamado VS Recorder, por enquanto é sem utilidade, mas será útil algum dia.
Continue indo para a esquerda e você chegará à cidade de Violet. Vá ao centro Pokémon dessa cidade pois seu pokémon deve estar exausto após passar por uma serie de batalhas. Agora procure uma ponte, siga ela até o Sprout Temple.

Essa é a primeira sidequest do jogo. Você precisará subir as escadas, é um ótimo treinamento, por isso, tenha certesa que batalhou com todos antes de chegar no monge chefe.
Em geral os pokémons dos monges se resumem em Ratata,Hoothoot e Bellsprout. 
O monge não é tão dificil também (para quem escolheu cyndaquil ou chikorita), o problema para quem escolheu Totodile é a quantidade de Bellsprouts que os monges tem, e todos Bellsprouts tem o ataque Razor Leaf. Mas você pode capturar outros pokémons lembra? Se você começou com Totodile eu recomendo o Zubat pois ele é venenoso e voador fazendo que danos do tipo grama seja de 0.2 tirando poucos pontos de HP.
Depois de vencer o monge chefe o seu rival aparecerá, mas não fique triste, ele não vai batalhar com você, ele falará que o monge chefe é um idiota e que não merece esse titulo então ele usará o Escape Rope indo embora, então, o monge chefe te dará o TM70, ele é um TM que serve como HM.
.......:::::::::::Explicação Básica:TMs e HMs::::::::::::::.........
Os TMs e HMs são um tipo de CD que contém nele informações de como ensinar certo ataque a certo pokémon. Mas não é todo pokémon que pode usar certo TM ou HM, ou seja, nem todos TMs serão útilizados em sua jornada.
Qual a diferença de TM para HM? TM (Tecnical Machine) pode ser esquecido por um pokémon quando bem quiser (se o pokémon quiser aprender ataques por aumento de level) já os HMs só podem ser esquecidos se você deixar seu pokémon no day care ou falar com o move deleter. A maioria dos HMs são inúteis na batalha, ou seja, são fracos, mas são úteis em quando você anda em alguns lugares.
.......:::::::::::Explicação Básica:TMs e HMs::::::::::::::.........
Agora pegue a PokéBall que deve estar perto do chefe monge, ela é uma escape rope, use ela para não perder tempo descendo as escadas.
Você está de volta à Violet, agora entre naquela c*pula que fica abaixo da ponte. Ela é um ginásio pokémon, lá você batalha com o mestre do ginásio para conseguir insigneas/distintivos que provam que você tem qualificações para entrar participar da liga pokémon. Normalmente ginásios tem um tipo de quebra cabeça, mas, esse não tem, pois, ir no templo era obrigatório, sem ir para lá você não poderia batalhar contra o lider de ginásio. Então entre no ginário que isso também é obrigatório. Lá dentro do ginásio veja que não há nada! Mas espera, tem uma plataforma dourada! O que ela faz? Suba nela e você perceberá que é um tipo estranho de elevador que te levará para o "segundo andar" do ginásio.
Lá terão dois treinadores e o de cabelo azul é o lider. É obrigatório batalhar contra os discipulos do lider de ginásio,pois, depois de vence-lo você não poderá mais desafia-los. Os pokémons dos discipulos se resumem em Pidgeys e Spearows, agora vamos para o lider de ginásio.

VS Lider de Ginásio Falkner

Pokémons:
 
Lv9
Ataques: Sand Attack, Wing Attack,Growl e Roost.


Lv13
Ataques: Sand Attack,Wing Attack,Tackle e Roost.

Se você ainda não percebeu por todas as pistas, esse é um ginásio de pokémons voadores. Se você escolheu Totodile ou Cyndaquil passará sem problemas, além do Sand Attack do Pidgey, mas, com o Chikorita é outra coisa. Para os jogadores que escolheram Chikorita que capturem um Mareep e deixar o Chikorita como pokémon de ultimo recurso. Para treinadores de chikorita o ginásio será um pesadelo @-@" principalmente pelos Wing Attacks que ambos pokémons do lider usam.
Se você vencer o ginásio ganha o/a distintivo/insignea zephyr e o TM51-Roost. Premio Adicional: Pode usar o Hidden Move (HM) Rock Smash fora das batalhas.
Agora saia do ginásio e você receberá um telefonema do Prof.Elm, vá para o Poké-e-Mart (você sabe... o prédio azul com uma placa gigante que roda. Lá fale com o assistente do Prof.Elm e você ganhará um ovo. Você ainda não pode coloca-lo em batalha. Espere ele nascer (depende da quantidade de passos que você der) quando você sair do Poké-e-Mart você encontrará uma Kimono Girl que irá embora. Agora vá para a saída pela esquerda de Violet e fale com o gordinho, ele te dará o HM06-Rock Smash. 
Volte para a cidade Violet. 
.......:::::::::::::Coisas pra fazer a seu critério::::::::::::.......
Nesse detonado eu não mostrarei só como avançar seu desenvolvimento do jogo, mostrarei também algumas coisas que você pode fazer, mas se não quiser fazer, também não vai prejudicar seu desenvolvimento no jogo.
Em Violet na casa que fica ao lado esquerdo ao centro pokémon tem um garoto que quer trocar um Onix por um Bellsprout, caso você precise do Onix, só precisar ir para lá e falar com ele e depois mostrar o seu Bellsprout. Aí troca vai começar.
.......:::::::::::::Explicação Básica: PokéTrocas::::::::::::..........
No jogo existem algumas trocas, ou seja, você pode trocar pokémons com pessoas digitais do jogo, algumas trocas não são necessárias, caso você não pretenda vencer na loteria pokémon. 
Você também pode trocar com amigos ou com qualquer pessoa do mundo pelo GTS (Global Trade System) mas não no começo do jogo, porém, com amigos que tem um Nintendo DS perto de você, pode trocar via Nintendo Wireless System, um sistema de troca wireless que fica na parte de cima do centro pokémon. 
Só para constatar, desde a hora que você ganha a PokéDex e as PokéBalls você pode trocar por wireless com pessoas que tem os jogos Pokémon Diamond,Pearl e Platinum além do Heart Gold/Soul Silver.
Caracteristicas da troca: Os pokémons trocados são bem especiais, pois, além de perderem pontos de felicidade por ser trocado, ele ganha uma habilidade chamada Exp Boost, ela faz com que seu pokémon trocado ganhe o dobro dos Exp Points que o normal, mas, isso pode parecer inofensivo, mas, é um problema. Os Pokémons trocados irão apresentar certa disobediencia, pois, o pokémon trocado só irá te respeitar se tiver uma insignea. Algumas insigneas tem a habilidade de fazer pokémons trocados de certo nivel te obedecerem. 
Há alguns Pokémons que evoluem por troca. Por isso procure saber quais são eles e saiba que alguns pokémons evoluídos só podem ser encontrados com a habilidade Exp Boost (essa habilidade não aparece no menu que fala dos pokémons, ou seja, ela é invisivel) por isso fiquem de olho para não encontrar pokémons hackeados.
...........::::::::::Continuando a aventura::::::::::::::...........
e vá pelo caminho de baixo (pegue a apricorn na arvore, você vai precisar). Agora, vá para a rota por baixo e vá pelo caminho que tem um homem que não tem muito cabelo. Ele te dará uma Miracle Seed que é um item equipável.
.......:::::::::::Explicação Básia:Itens Equipáveis:::::::::::..........
Os itens equipáveis são um tipo de reforço para os pokémons. Vou dar um exemplo com a Miracle Seed, que, quando equipada a um pokémon de grama, irá aumentar o poder do ataque desse tipo (não tenho certeza, mas, se não me falha a memoria, aumenta em duas vezes), você também pode equipar itens de cura como Potion,Super Potion,Hyper Potion,Max Potion,Oran Berry... E também que cura status como Pecha Berry,Cheri Berry... 
Alguns pokémons só evoluem quando tem certo item equipado e fazer uma troca. Então, itens equipáveis realmente são muito úteis para sua jornada pokémon.
......:::::::::::Voltando para a aventura::::::::::::..........
Desça, batalhe com os treinadores... Até chegar a um centro pokémon na rota, aproveite e cure seus pokémons, pois você precisará passar pela caverna que está abaixo do centro pokémon.

Union Cave

A union cave é chamada assim por ser a caverna que une Violet a Azalea. É cheia de pokémons de pedra e Zubats. Você precisa sair pela parte de baixo da caverna e não pela esquerda como todos pensam que é. Nessa caverna é cheia de treinadores palhaços engolidores de fogo, que por sua vez, tem varios pokémons de fogo e venenoso, um ótimo treinamento para treinadores de Totodile e pokémons psiquicos (pena que até agora é impossivel capturar um), lembre-se, saia pela saída de baixo.
.......:::::::::Outras Coisas para Fazer::::::::::...........
Existe um Lapras que aparece na saída da esquerda que aparece toda quinta feira, infelizmente precisa avançar mais o jogo para batalhar com o Lapras que estará no Lv20.
...........::::::::::Continuando a aventura::::::::::::::...........
Agora você deve estar perto de Azalea, vá um pouco para a esquerda e você chegará perto de um poço e verá um homem vestido de preto empurrando um homem que vai embora, então vá para a cidade Azalea pela esquerda (<-). Vá para o centro pokémon curar seus pokémons. Agora vá para uma casa que está perto de uma arvore de Apricorns, entre nela e fale com o velhinho, o nome dele é Kurt, ele faz Apriballs, assim que você falar com ele, o mesmo sairá da casa, vá para a cidade Azalea e de lá para a parte direita (entrada ->) mas não desça, suba e vá até o poço, você entrará no Slowpoke Well.

Slowpoke Well

Lá você encontrará algumas pessoas de preto, elas são a Equipe Rocket. Batalhe com todos para ganhar experiencia para seus pokémons então você irá batalhar contra o Rocket Admin Lance.

Rocket Admin Lance

Pokémons:

Ataques: Leech Life.


Ataques: Poison Gas, Smog.

Depois você aparecerá na casa de Kurt, o lendário fabricador de ApriBalls, agora você pode pedir para ele fazer algumas ApriBalls para você. 
........::::::::::::Explicação Básica:ApriBalls::::::::::::............
As ApriBalls são PokéBalls especiais, porém, você pode mandar o Kurt fazer apenas algumas de um só tipo de Apricorn por dia, ou seja, é bom você colocar para ele fazer uma ApriBall a partir da Apricorn que você tem mais. 
Segue-se a lista de ApriBalls, do que é feita e sua habilidade.

Fast Ball
 
É feita a partir da Apricorn Branca. 
Utilidade: Tem mais chances de capturar pokémons fujões.

Friend Ball

É feita a partir da Apricorn Verde.
Utilidade: Faz seu pokémon gostar mais de você, ganhar felicidade.

Heavy Ball

É feita a partir da Apricorn Preta.
Utilidade: Facilita a captura de pokémons pesados.

Level Ball

É feita a partir da Apricorn Vermelha.
Utilidade: Facilita a captura de pokémons com maior Level que o seu.

Love Ball

É feita a partir da Apricorn Cor de Rosa.
Utilidade: Facilita a captura de pokémons do sexo oposto.

Lure Ball

É feita a partir da Apricorn Azul.
Utilidade: Facilita a captura de pokémons pescados.

Moon Ball

É feita a partir da Apricorn Amarela.
Utilidade: Facilita a captura de pokémons que evoluem com a pedra da lua.
........::::::::::::Voltando à Aventura::::::::::::............
Agora quando sair da casa do senhor Kurt você verá que a cidade tem vários slowpokes agora. Lembre-se de ir para o centro pokémon e depois vá para o ginásio. Esse é do tipo inseto, lembre-se de levar um pokémon voador, se você começou com o Cyndaquil será facil de passar, por ser do tipo inseto, treinadores de Chikorita terão outro pesadelo @-@" Os de Totodile não vão sofrer muito, mas, experimentarão um pouquinho do pesadelo dos Chikoritas.
O quebra-cabeça da vez é sobre escolher um dos karts spinaracks. 
Existem dois niveis desse quebra-cabeça, o primeiro você deve escolher um dos karts, cada um vai para certa rota. Lembre-se de escolher todos para batalhar contra os treinadores. A essa hora seu Pokémon Inicial já deve ter evoluído (menos o Totodile talvez... Ele só evolui no Lv18), então, deve estar na hora de treinar outro pokémon, pois essa batalha não será fácil. No outro você deve fazer com que o kart te leve ao lider do ginásio. Lembre-se: Tem duas alavancas nesse quebra-cabeça, use elas para poder conseguir chegar ao lider de ginásio, pois, é bem fácil. 
Agora vamos ao lider do ginásio.

VS Lider de Ginásio Bugsy

Pokémons:

Lv15
Ataques: Tackle,Harden e String Shot.


Lv15
Ataques: Harden e Poison Sting.


Lv17
Ataques: Leer,Focus Energy,U-Turn e Quick Atack.

Pra quem jogou pokémon Gold/Silver/Crystal sabe que o Scyther do lider Bugsy não é brincadeira. Antigamente o seu golpe mais forte era Fury Cutter, só porque mudaram não quer dizer que será mais fácil (o que pensei da primeira vez), o pior é que quando eu jogava Pokémon Platinum e tinha U-Turn no meu Yanmega e atacava, era um ataque fraco >.<" 
O U-Turn é um ataque de "bater e correr", ou seja, ao te atacar, ele voltará para seu treinador e o mesmo trocará de Pokémon.
ATENÇÃO! USE SEU CHIKORITA/BAYLEEF SÓ COMO ULTIMO RECURSO OU VOCÊ PERDERÁ VÁRIAS E VÁRIAS VEZES!
Quando eu tinha escolhido Chikorita, só vencí por causa do ataque Slam do meu Wooper. Mas, acho que vocês terão mais sorte que eu.

Quando derrotar o lider de ginásio você ganhará:
Hive Badge - A/O segunda/o insignea/distintivo para se classificar para a liga pokémon.
- Pokémons trocados no Lv30 irão te obedecer. -
- Pode usar o HM01 Cut fora de batalhas -

Saia do ginásio e vá para o centro pokémon para curar seu pokémon dessa batalha dificil.
Depois vá para saída de Azalea pela esquerda (se você tem pokéballs com o Kurt, por favor, pegue-as antes oo") então seu rival aparecerá e irá batalhar com você.

VS Rival

Pokémons:
Se você começou com Chikorita:

Lv18
Ataques: Ember, Smoke Screen,Tackle e Leer.

Se começou com Cyndaquil:

Lv18
Ataques: Water Gun, Scratch,Rage e Scary Face.

Se começou com Totodile:

Lv18
Ataques: Syntesis, Razor Leaf, Reflect e Poison Powder.

Pokémons adicionais:

Lv14
Ataques: Curse,Hypnosis,Lick e Spite.


Lv13
Ataques: Leech Life,Bite,Astonish e Super Sonic.

Agora continue indo para onde você estava indo. Caso seu pokémon esteja exausto por causa da batalha vá ao centro pokémon.
Indo para a esquerda você chegará na Ilex Forest.

Ilex Forest

Aqui na Ilex Forest tem pokémons inseto e do tipo grama. Aqui tem uma nova quest, você deve entregar os farfetch'ds a seu legitimo dono. Para isso você precisará surpreende-lo de costas e às vezes para ele ficar de costas para você, pise nos galhos secos, eles servem para ganhar atenção dos Farfetch'ds, lembre-se que há dois deles, faça um "desaparecer" e depois vá mais para a direita encontrar o outro, fazendo o mesmo procedimento do primeiro. Depois que devolver os Farfetch'ds fale com o dono deles e você ganhará o HM01-Cut, ensine ele para um pokémon (recomendo capturar um Ratata que servirá como Cutter) então depois aperte A em um tipo de galho no chão então seu Pokémon cortará o pequeno galho abrindo a passagem.

........::::::::::UM MOMENTO!::::::::::........
A esse ponto do jogo, o ovo que você ganhou já deve ter chocado. Dele nascerá um Togepi.

Ataques: Extra Sensory,Growl e Charm.
Cuide bem dele e deixe-o feliz para evoluir. Só existe um no jogo, então cuide dele, não use a opção release pois se não você perderá seu togepi e só conseguirá outro trocando ou começando o jogo de volta.

........::::::::::Voltando à Aventura::::::::::........
Agora siga pelo novo caminho até encontrar a Kimono Girl novamente, ela te perguntará algo, eu respondí YES, mas, não é obrigatório, depois continue seu caminho até encontrar uma daquelas casas que são passagem de uma rota para outra.

........::::::::::Outras coisas para fazer a seu critério:::::::::;.........
Aqui tem o gordinho que é um MOVE TUTOR, Move Tutor é um tipo de pessoa que ensina um golpe para seu pokémon, o golpe que ele ensina é Headbut (cabeçada) com ele você pode fazer seu pokémon bater em arvores para cair pokémons um pouco raros.

.........:::::::::;Voltando à Aventura:::::::::::.......
Ultrapasse a casinha e você estará na rota 34.
Vá para cima, batalhe com os treinadores e você encontrará Hibiki/Kotone que vai falar com o velhinho do DayCare Center. Depois ele/ela te levará para dentro do daycare, você pode guardar pokémons aí.

........::::::::::Explicação Básica:-Day Care Center:::::::::::...........
O DayCareCenter é um tipo de creche. Nela você pode deixar até dois pokémons que aumentarão o nivel por passos. 
Uma grande habilidade dos DayCares é o PokéBreed, que possibilita, o cruzamento de pokémons.
Para seus pokémons cruzarem, você precisa colocar um pokémon macho e outro femea ou colocar macho e ditto (femea e ditto), ditto é um pokémon que se transforma nos outros, ele não tem genero e pode cruzar tanto com femeas quanto com machos. Com um tempo seu pokémon irá pôr um ovo. Pegue esse ovo e choque para que nasça o pokémon.
PERGUNTAS FREQUENTES:
Chocadeira? 
Sim, existe. Você precisa de um pokémon com a habilidade Flame Body, faz com que o ovo choque mais rapido.

........::::::::::Voltando à Aventura:::::::::::...........
Saia do DayCare Center e o velhinho lhe dará DOIS telefones, um dele e outro provavelmente do daycare para saber se os pokémons já puseram ovos.
Agora continue no caminho de cima e você chegará à Goldenrod. Vá ao centro pokémon curá-los e depois vá para a central de rádio de goldenrod, para facilitar a indentificação da radio, tem um membro da equipe rocket olhando para ela. Lá você verá uma garota de cabelo cor de rosa triste porque não conseguiu acertar as perguntas do Pokémon QUIZZ, fale com terceira recepcionista e vai começar o Pokémon QUIZZ. 
Respostas:
1ª pergunta: SIM
2ª pergunta: SIM
3ª pergunta: NÃO
4ª pergunta: SIM
ultima pergunta: NÃO
Então você ganhou o RADIO-CARD.

.......::::::::::Explicação Básica:PokéGear Parte 2::::::::;;............
Percebeu que você adicionou alguns numeros no PokéGear? Adicionando o numero do telefone de algumas pessoas você é capaz de batalhar com essa pessoa novamente. Porém com nivel mais avançado. Perceba que você também tem o MAP-Card desde que aquele velhinho falou com você. Não fiz uma explicação antes pois não seria útil.
O MAP-CARD é um cartão de expansão de memória. 
Agora depois do QUIZZ você ganhou o RADIO-CARD, também é uma expansão de memória para o PokéGear, ela faz com que você possa ouvir algumas musicas pela rádio, algumas inclusive são úteis para alguma coisa depois de vencer a liga pokémon.

.......::::::::::Voltando à Aventura::::::::::............
Saia da rádio e vá diretamente para o ginásio.
O ginásio pokémon não tem um puzzle como muitos pensavam que teria. Tem paredes em forma do pokémon Clefairy, mas, não tem nada que eu possa descrever, só batalhe com todas as pupilas da lider e vá até ela, perceba que a lider de ginásio é aquela garota que estava na radio.

VS Lider de Ginásio Whitney


Desculpe, não pude deixar de colocar a imagem dela xD É minha lider de ginásio favorita!
Certo, vamos aos pokémons dela:

Golpes: Metronome,Mimic,Scratch e Growl


Golpes: Stomp, Rollout,Attract e Milk Drink.

xD É! QUEM É O MELHOR AGORA TREINADORES DE CYNDAQUIL?! HAHAHA! É BOM VER VOCÊS SE LASCAREM NA WHITNEY. CAHAM. Para os treinadores de Cyndaquil a Whitney será um verdadeiro pesadelo, por causa dos constantes rollouts, pois é um golpe super efetivo contra pokémons de fogo. Já os treinadores de Totodile terão um pouco desse pesadelo. Para treinadores de Chikorita a Whitney será tão fácil como tirar doce de uma criança. E que criança e.e" 
O problema para os treinadores de Totodile é o ataque attract (por isso é melhor ter um Totodile fêmea do que macho).
Esses são exatamente os golpes que a Whitney usa.
Quando vencer a Whitney você precisa sair do... HEY! UM MOMENTO! ELA NÃO DEU A INSIGNEA AINDA! Fale com ela de novo .-." E você ganhará a Plain Badge.
........::::::::Plain Badge:::::::::::.........
- Ganha uma insignea para competir na liga pokémon, faltam 5.
- Ganha o TM45-Attract -
- Pode usar o ataque Strenght fora de batalhas -
........::::::::Voltando à Aventura:::::::..........
Agora saia do ginásio e entre na casa ao lado do ginásio, falando com a mulher você ganha a Squirtle Bottle, agora vá para a direita e vá pelo caminho de baixo, entre na casa mais baixa, fale com o homem e responda YES para as duas perguntas e você ganhará a bicicleta. Você pode ativá-la pelo menu de Key Item da sua bolsa.
Agora vá ao centro pokémon pois Whitney não é um lider fácil (é claro, pros treinadores de Chikorita é extremamente fácil).
Vá pelo caminho de cima e você chegará na rota 37, siga e batalhe com todos, então você precisará entrar em uma daquelas casinhas que liga uma rota a outro local.

.........:::::::::Coisas para se fazer a seu critério::::::::........
A partir dessa casa perceba que há um caminho para a esquerda e outro para cima. 
À esquerda você chegará ao PokéThlon Dome, um tipo de olimpiada pokémon que tem vários mini-games (não é como os Pokémon Contests de Pokémon Diamond/Pearl/Platinum). Nele você encontrará o campeão do PokéThlon e depois a Whitney que te dá a roupa de ginástica (assim como os Contests do Pokémon DPPt, ao se inscrever você veste uma roupa diferente, no caso do Pokémon DPPt era um terno (se for menino) ou um vestido de gala (se for menina), já nesse jogo ambos usam roupas olimpicas ao entrar.
A outra porta da casa acima da rota 37, leva você ao National Park (você precisa passar por ele para ir para a proxima cidade.) mas, terças feiras, quintas feiras e sábados acontece o evento de caça ao inseto pokémon, é um tipo de concurso na qual você deve pegar um inseto mais e forte e mais raro possivel. Caso você ganhe em 1° lugar você recebe pedras evolutivas.

PS: No final do detonado farei uma mini-seção sobre o PokéThlon.

.........:::::::::Voltando à Aventura::::::::........
National Park


Passe para a parte de cima da casa indo para o National Park, aqui tem pokémons como Nidoran tanto macho quanto femea,Ratata,Sunkern... É um ótimo momento para você customizar seu time, já que Nidoran é um dos pokémons mais capturados, só perdendo para os treinadores de Charmander que é bem grande.
Passe para o caminho da esquerda que vai para outra casa que te leva para outra rota, lá tem treinadores, se achar necessário, batalhe com eles para ganhar exp para seu pokémon. 
Passando pelo caminho sempre pela direita você encontrará uma menina olhando para a arvore, interaja com a arvore apertando A, ela irá se mexer, então o jogo automáticamente perguntará se você quer usar a Squirtle Bottle na arvore, então começará uma batalha.
A arvore na verdade é um Sudowoodo, é bom você captura-lo, só existe um no jogo. 
.......:::::::::::Sudowoodo:::::::::::...........

Lv20
Golpes: Flail,Low Kick,Mimic e Rock Throw.
.......:::::::::::Sudowoodo:::::::::::...........
Então agora você ganhará uma Mini-Estufa, você pode acessa-la pela seção de Key Item e algumas berrys.
.......:::::::::::Explicação Básica: Mini Estufa e Berrys:::::::::............
Se você já jogou pokémon Diamond/Pearl/Platinum deve ter percebido que os solos férteis não existem em Johto. Por causa disso, as pessoas plantam Berrys em uma Mini-Estufa.
Na mini-estufa você deve plantar uma Berry e enxagua-la com o Squirtle Bottle até se tornar um "bonsai" (bonsai é uma tecnica feita por japoneses para impedir o crescimento de certas arvores), quando ela se tornar um bonsai você tem que recolher as berrys que você plantou.
Plantes várias berrys que curam status pois é melhor do que gastar dinheiro em Full Heals... etc.
.......:::::::::::Continuando a Aventura:::::::::............
Agora vá pelo novo caminho pela esquerda (mas, se seu pokémon está ferido, você está perto de Violet, só precisa ir para a direita) batalhe com os treinadores e continue o caminho, você chegará em Ecruteak. Lá vá ao centro pokémon, você encontrará um homem chamado Bill. Agora você está habilitado a usar o Global Trade System (GTS).
.......::::::::::Coisas a se fazer a seu critério:::::::::::.......
Bill agora está em Goldenrod, caso você encontre a casa dele, fale com ele e você receberá um Eevee Lv20.
.......::::::::::A partir daqui você pode escolher:::::::::::.......
Qual objetivo você quer completar primeiro?
*Entrar na casa acima do centro pokémon de Ecruteak
*Ir para o templo de Ecruteak.
De qualquer jeito, você pode escolher um ou outro, porém, você só pode mudar a ordem, terá que fazer ambas as tarefas, pois, isso é necessario para o desenvolvimento do jogo.

.........::::::::::Entrar na casa acima do centro pokémon::::::::.......
Lá dentro você perceberá que é uma casa de danças tradicionais, e, é a casa das Kimono Girls. Lá você verá um membro da equipe Rocket que faz a Kimono Girl de refém, vá até ele e batalhe para liberta-la.

Team Rocket Grunt

Pokémons: 

Golpes: Tackle,Smog e Poison Gas.

Depois de vence-lo, saia do palco e você ganhará o HM03-Surf.

.........::::::::::Entrar no Burnt Tower::::::::.......

Quando você entrar ande pra direita e você será surpreendido por Eusine o Caçador de Lendas. Depois ande pra cima e você será surpreendido pelo seu rival .-."

Pokémons:
Se você começou com Chikorita:

Lv22
Ataques: Flame Wheel, Smoke Screen,Tackle e Leer.

Se começou com Cyndaquil:

Lv22
Ataques: Water Gun, Scratch,Ice Fang e Scary Face.

Se começou com Totodile:

Lv22
Ataques: Syntesis,Magical Leaf, Reflect e Poison Powder.

Pokémons adicionais:

Lv20
Ataques: Curse,Hypnosis,Lick e Confuse Ray.


Lv20
Ataques: Wing Attack,Bite,Astonish e Super Sonic.


Lv18
Ataques: ThunderShock,ThunderWave,Sonicboom e Super Sonic.

Depois de vence-lo, desça as escadas e você encontrará três pokémons, vá perto deles, eles fugirão. Eles são: Entei (o marrom), Raikou (o amarelo) e Suicune (o azul), agora você pode encontrar Entei e Raikou aleatóriamente na grama alta.
Para saber em que rota eles estão no exato momento, use o Map Card do PokéGear. Agora você já pode sair (tem treinadores aqui, se quiser pode treinar).
Quando sair vá ao centro pokémon curar seus pokémons e depois vá para o ginásio pokémon.
Esse é um ginásio de pokémons fantasmas, você deve passar pelo caminho sem cair, as vezes as velhinhas apagam suas velas só para te atrazar. Os pokémons delas se resumem em Gastly,Haunter e Gengar.

VS Lider de Ginásio Morty


Pokémons:

Lv21
Golpes:Confuse Ray,Curse,Hypnosis e Mean Look.


Lv21
Golpes: Hypnosis,Dream Eater, Curse e Confuse Ray.


Lv23
Golpes: Sucker Punch,Mean Look,Hypnosis e Dream Eater.


Lv25
Golpes: Sucker Punch,Mean Look,Hypnosis e Dream Eater.

Vai ser bem simples vence-los, se você ter treinado seu Togepi e ele estiver ao Lv15, será fácil. 
Os treinadores de Totodile não terão problemas, mas isso se, você ter ensinado o ataque BITE.
Para os treinadores de Chikorita será um pouco dificil, mas isso, por que os pokémons do Morty também são venenosos, fazendo ataques de grama não terem tanto efeito.
Para treinadores de Cyndaquil será um modo NORMAL do Ginásio, você pode muito bem perder ou ganhar usando ataques de fogo.
Para ambos os treinadores, o ginásio será fácil se ter treinado seu Togepi que tem o ataque ExtraSensory, logo, ataques do tipo psiquico são super efetivos contra o tipo venenoso.
Uma boa dica é levar várias SleepHeals ou Full Heals, pois, o chato desse ginásio, é o ataque Hypnosis do Morty.

Depois você ganhará a Fog Badge.
.........:::::::::::::Fog Badge:::::::::::::..............
Pokémons trocados obedecerão até o Lv50.
TM30 - Shadow Ball.

.........:::::::::::::Continuando a Aventura:::::::::::::..............
Agora saia do ginásio, vá para o centro pokémon para curar seus pokémons.
Agora, você pode escolher para que lado ir.

Direita - Ginásio de Gelo, Red Gyarados e Team Rocket SecretBase.
Esquerda: Ginásio de Aço, Ginásio de Lutadores e Safari Zone.

Você pode escolher o que fazer.
Mas lembre-se, você só pode escolher a primeira coisa que vai fazer. Pois, de qualquer jeito será obrigatório fazer tudo isso (menos a safari zone que é só um local de captura pokémon).
.......::::::::::::::Explicação Básica: HMs de Transporte:::::::::........
Aposto que vocês ficaram com saudades da explicação básica 

Existem HMs de transporte, porém, nesse jogo só tem dois, que, são muito importantes: HM03 - Surf e HM02-Fly.
Ambos são diferentes, e usa uma maneira diferente de utiliza-los.
O HM02-Fly, não é bem de transporte, mas, é o HM que você mais usará em sua jornada. Nele você vai no MENU POKÉMON, selecione o pokémon com FLY e veja que aparece uma nova opção com letras azuis, esses são os Hidden Moves. Agora se selecionar veja que você irá automáticamente para o TOWN MAP, você deverá escolher a rota na qual você quer voar (só pode voar para cidades e pontos verdes) então aperte YES depois de seleciona-lo e você irá para a cidade. (útil, não?).
Já o HM03-Surf, você tem total controle em seus atos. E serve como o meio mais usado para capturar pokémons aquáticos, a água serve como aquela graminha que tem nas rotas. Você pode encontrar pokémons selvagens enquanto "surfa".
Para usá-lo, aperte A em frente para a água então você montará uma bóia gigante, nela você pode andar para onde quizer, e ela tem a mesma velocidade de quando você usa os Running Shoes.
........::::::::::::::Indo para a Direita:::::::::::::::.........
Lembra que você tem o HM03 - Surf? Ensine-o para um de seus pokémons, continue indo para direita, então um escalador irá se chocar contra você e te dará o HM04 - Strenght. Não precisa usa-lo a não ser que queira entrar para o Mt. Mortar (a caverna na qual o escalador saiu), mas, continue indo para a direita. Quando ver água use o HM03-Surf e nade para o outro lado, tem alguns treinadores fortes por aqui (um ótimo treinamento), continuando sempre para a direita você chegará na cidade de Mahogany, agora vá ao centro pokémon parar curar seus pokémons, então, vá pelo caminho de cima, continue indo para cima e você verá dentro de uma casa de passagem dois membros da equipe rocket, continue indo para cima até chegar em um lago (no caminho tem alguns treinadores) então você estará no Lake of Rage, espero que você tenha muitas pokéballs, porque tem um Gyarados vermelho na água, é melhor você pega-lo.
Porque eu pegaria o Gyarados vermelho?
Simples, a chance de você encontrar um Gyarados igual a esse, mas, além desse é de 0,000000000000000000001% porque além de ser um pokémon shinie, ele é de uma espécie rara de pokémon que pode ser encontrada no Lake of Rage. Depois de captura-lo/derrota-lo você ganhará a escama rubra (coloquei rubra mas a tradução e vermelha) então vá para baixo e você conhecerá Lance, um domador de pokémons dragões. Depois volte para a cidade (não passe pela casinha que você passou para chegar aqui, pois, a Equipe Rocket pede pedágio que custa 1000 G, logo, é bom você fazer isso só uma vez que é indo para cima) vá ao centro pokémon se precisar, então entre na casa que tem um pinheiro com uma antena (é facil indentificar assim), Lance estará lá e mandará o seu Dragonite atacar o homem que fica aqui, então você descobrirá que é uma base secreta da Equipe Rocket, desça as escadas que foram descobertas por Lance.Observação: As estátuas de Persian tem raios infravermelhos que indentificam se um intruso está passando por alí, para cada estátua de Persian virão dois membros da equipe rocket e batalharão com você. Nessa parte vou deixar você se virar sozinho, pois, além de que é obvio o que você tem que fazer, então, desça as escadas e você verá o domador de dragões Lance, ele restaurará seus pokémons, continue para a direita (terão alguns membros da equipe rocket que batalharão com você, batalhe com todos para ganhar exp) então continue abrindo seu caminho. Depois vá para cima e desça as escadas. Continue até encontrar um tipo de portão, vá para perto dele e seu rival aparecerá. Agora você pode abrir o portão, aperte A então passe pelo caminho que foi aberto e fale com um homem de chapéu, ele é um dos administradores da equipe Rocket.

VS Rocket Admin Lambda

Pokémons:

Zubat Lv22
Golpes: Confuse Ray e Bite.

Raticate Lv24

Golpes: Hyper Fang e Scary Face.

Koffing Lv22

Golpes: Assurance.

Ele não é muito dificil se você tiver um tipo psiquico. Mas, caso você tenha dois nintendos DS e um jogo Pokémon Platinum/Diamond/Pearl aconselho a usar um Bronzor (que chega a ser quase imune aos ataques do Raticate.
De qualquer jeito, a dificuldade dele é minima.
É simples vence-lo.
Depois que vencer ele, siga o Murkrow (pokémon passaro negro que está na sala e depois sai). Quando você chegar em uma parte com um portão fechado ele irá abri-lo, mas, você será surpreendido por uma Rocket Admin (que é mãe do seu rival por sinal) e um Rocket Grunt, depois Lance chegará também e você batalhará de novo, só que dessa vez ao lado de Lance.

Você e Lance VS Rocket Admin Athena e Rocket Grunt


Pokémons da Rocket Admin:
Arbok Lv22


Murkrow Lv27


Gloom Lv25


Pokémons do Rocket Grunt:
Drowsee Lv18


Grimer Lv20


Pokémons de Lance:
Dragonite Lv40

Golpes: Thunderbolt e Fly.

Não coloquei os golpes dos inimigos porque em batalhas em dupla não tem como fazer o pokémon de seu parceiro não atacar, e, sem o seu parceiro, será muito dificil vencer.
Em quase tudo você pode contar com o Dragonite de Lance, mas, o Gloom tem o Stun Spore que faz seu pokémon ficar paralizado e ela usará isso no seu parceiro, o Drowsee também é perigoso, pois, ele tem o Hypnosis, e ele usará no Dragonite.
Logo, grande parte de sua tarefa é fazer com que o Dragonite de Lance fique são e salvo de status negativos como paralizia,sonolencia e envenenamento, mas, de qualquer jeito é uma tarefa bem dificil.

Depois de vencer a Rocket Admin e o Rocket Grunt, você terá que batalhar com os Electrodes, fica ao seu critério se quer capturá-los ou não. 

VS Electrodes
Electrode Lv23

Golpes: Rollout,Screech,Light Screen e Spark.

Depois que você vencer todos os Electrodes você automaticamente irá onde o Lance e ganhará o HM05 - WhirlPool.
Você pode sair da base agora, você não tem nada pra fazer aqui. Depois que você sair da base, vá para o ginásio que como perceberam, é de gelo. Seu puzzle consiste em empurrar pedras de gelo para você poder passar, lembre-se, o piso é de gelo, logo, em você apenas pisar no gelo irá escorregar e só parará quando bater contra uma pedra de gelo. Então continue até chegar ao Lider de Ginásio Pryce.

VS Lider de Ginásio Pryce


Pokémons:

Seel Lv30

Golpes: Icy Wind,Hail,Rest,Snore.

Dewgong Lv34

Golpes: Aurora Beam, Rest, Ice Shard e Sleep Talk.

Piloswine Lv32

Golpes: Blizzard,Mud Bomb,Hail e Ice Fang.

A única coisa dificil nesse lider, é a quantidade de uso do ataque REST que faz o pokémon dele dormir, porém, eles tem SNORE e SLEEP TALK, ataques que só podem ser usados enquanto estão dormindo, dando vantagem pra eles, principalmente pro Dewgong que usando REST mais SLEEP TALK ele pode usar qualquer ataque de seu arsenal, incluindo o REST, ou seja, ele pode recuperar o HP quando quiser, aliás, o golpe SLEEP TALK escolhe qualquer golpe aleatório.
Já o Piloswine não tem SLEEP TALK, porém, o lider usa várias poções nele, então, quando tiver chance de vencê-lo faça isso.

Dica de Treinador: Esse ginásio consiste em recuperação de HP, se você tiver um pokémon com PAIN SPLIT será ótimo, pois, quando ele tiver o HP alto e o seu baixo vocês igualarão o HP.
Dica de Treinador 2: Não ache que só porque são pokémons de gelo que você deve usar pokémons de fogo. O Dewgong e Seel são pokémons de água também, logo, o dano de fogo será normal e não super efetivo, mas, eles serão dificeis. Já o Piloswine é um pokémon de terra e gelo, ataques de fogo são super efetivos, mas, ele tem o Mud Bomb fazendo com que não seja uma boa idéia usar pokémons de fogo neste ginásio.
Dica de Treinador 3: A melhor escolha de golpes Super Efetivos são dos pokémons tipo lutador ou um tipo grama que tenha o golpe GIGA DRAIN, pois você levará dano, mas, recuperará HP.
Dica de Treinador 4: Você pode usar o golpe Sunny Day para enfraquecer os ataques de gelo do oponente.
Dica de Treinador 5: Leve vários Full Heals, pois nesse ginásio, tem grande chance do seu pokémon congelar.
.......::::::::::Insignea e Outros premios:::::::::::::.............
*Depois de vencê-lo você ganhará a Glacier Badge.
*Ganhará o TM07-HAIL.
.......::::::::::Pelo lado esquerdo de Ecruteak:::::::::::::.............
Vá pelo lado esquerdo, batalhe contra os treinadores (se você achar que tem necessecidade) e quando você chegar em um lugar que tem uma fazenda, um velhinho te surpreenderá e perguntará se quer adicionar o numero dele ao seu PokéGear, diga sim, ainda não sei pra que isso serve, mas, quando descobrir, editarei. Continue por baixo e você chegará em Olivine, que legal! Mais um ginásio! Mas infelizmente não tem ninguém lá... 
Vá ao centro pokémon curar seus pokémons (vai precisar), depois, procure uma farol que é como uma torre. Entre e suba as escadas (não entre no elevador), tem um andar que não tem escada, nele, há uma janela que serve como porta, é só você procurar bem qual delas.
Então você cairá em uma parte da torre então entre na nova porta e continue subindo. Quando não tiver como subir, fale com a garota perto do Ampharos, é a Lider de Ginásio de Olivine, só que... Seu Ampharos chamado Amphy está doente, então você terá que ir pra CianWood para pegar a poção secreta que cura pokémons com incuritis. Por acaso, CianWood tem um ginásio. Então isso não influenciará em sua jornada.
Vá para a praia e use o SURF no mar e continue andando (eu sei que você saberá chegar a CianWood. Nessas rotas não precisamos de nenhum FAQ, pelo menos, não se não tiver uma SideQuest. Então você chegará em CianWood, uma cidade no mar. Lá vá ao centro pokémon e cure seus pokémons. Você pode ir pro ginásio agora, mas se quiser indo pra cima você encontrará um Suicune, ele vai fugir e depois o caçador de Suicune batalhará com você. Os pokémons dele são: Drowzee,Haunter e Electrode, eles estão entre o nivel 25 e 27, é um ótimo treinamento. Não fiz um tipo de guia sobre as batalhas dele por que não é um treinador importante (como lider de ginásio,rival,rocket admin e etc), você pode batalhar com ele, mas ao seu critério, isso não influenciará em nada do jogo, por isso, não fiz um guia.
Depois entre no ginásio, ele é do tipo lutador. O puzzle dele consiste em encontrar a alavanca para fazer parar de cair água no lider de ginásio. A alavanca está no final do lado esquerdo (só precisa subir), mas, aconselho a batalhar com todos os pupilos. Depois disso fale com o lider que batalhará com você.

VS Lider de Ginásio Chuck (Norris?)

Pokémons:

Lv29
Golpes:Double Team,Rock Slide,Focus Punch e Leer.


Lv31
Golpes:Surf,Body Slam,Hypnosis e Focus Punch.

Dica de Treinador 1: O Primeape tem o golpe Rock Slide, o que faz, não ser uma boa idéia útilizar um pokémon voador.
Dica de Treinador 2: O Primeape usa sempre antes o Double Team, para depois usar o Focus Punch, uma ótima tática sim, mas para você, será um inferno. É bom você utilizar um pokémon que tenha um ataque com -- de precisão (acuracy) como por exemplo: Swift.
Dica de Treinador 3: Não será fácil usar golpes super efetivos nele, por causa do Double Team, por isso, é bom você levar um pokémon que saiba o ataque Lock On ou Aerial Ace.
Dica de Treinador 4: Pokémons psiquicos são uma ótima idéia, porém, talvez eles não consigam atacar por causa da precisão.
Dica de Treinador 5: A tática do lider de ginásio é fazer com que você perda a precisão do ataque, e, assim usar o Focus Punch, recomendo ter um pokémon com golpes que ataquem primeiro como Me First e Quick Attack.
Dica de Treinador 6: Em hipótese alguma use um pokémon de gelo,terra,pedra,ferro e voador (o voador, podemos tirar no Poliwrat.
.....::::::::::::::Prêmios obtidos::::::::::::..............
Storm Badge
*Seus pokémons trocados te obedecerão até o Lv70.
*TM01 - Focus Punch
*HM02 - Fly (ao sair do ginásio)
.....::::::::::::::Voltando à aventura::::::::::::..............
Quando você saiu, ganhou o HM02-FLY, ensine a um de seus pokémons e depois vá para a casa que fica exatamente à esquerda do centro pokémon e fale com o homem, você ganhará a Secret Potion volte para a cidade de Olivine, o modo mais rápido é voando usando o HM que você ganhou. Depois que chegar a Olivine voando, volte para o farol, mas dessa vez, vá de elevador. Então fale com Jasmine (a garota do Ampharos) e ela curará o Ampharos e sairá do farol, agora, saia pelo elevador e vá para o ginásio.
Quando chegar ao ginásio, você tem que ir pra cima e algumas pessoas irão até você falar algo, elas não são pupilos, só são visitas, logo você não batalhará com elas, então fale com a lider que é Jasmine (estranhou nesse ginásio não ter um Puzzle? pois se você pensar um pouco, teve o maior puzzle de todos os tempos no mundo pokémon que foi ter que ir ao farol, batalhar com tantos treinadores, depois falar com ela, ir para Cianwood pegar a SecretPotion e em seguida voltar ao farol e falar com ela.)

VS Jasmine



Lv30
Golpes:Thunderbolt,Sonic Boom,Metal Sound e ThunderWave


Lv30
Golpes:Thunderbolt,Sonic Boom,Metal Sound e ThunderWave


Lv35
Golpes:IronTail,Rock Throw,Screech e Sand Storm.

Não é um lider de ginásio dificil, até que é fácil. Talvez você vença os Magnemites e Steelix em um golpe só. Se você começou com Totodile será bem fácil, você só precisa usar o ataque SURF em todos e você vence em One Hit KO. Já se você iniciou com Cyndaquil será mais fácil (menos no Steelix que pode usar o Sand Storm que é super efetivo) só precisará usar o golpe Flame Wheel, já para os iniciais de Chikorita não será dificil também, você só precisa usar um pokémon aquático e deixar ele como ultimo recurso.
..........:::::::::::Vencendo você obtêm::::::::::::..............
Mineral Badge
*TM23 - Iron Tail
..........:::::::::::Voltando à Aventura::::::::::::..............
Se você tiver 7 insigneas/distintivos nessa parte da jornada, o prof°Elm ligará pra você (estava com saudades não é?) e dirá que a equipe Rocket invadiu a central de radio de Goldenrod. Você terá que voltar para Goldenrod.
Lá vá para o subsolo (tem umas casinhas cinzas que te levam pra lá) e vá para a parte que tem uma máquina fotográfica. O "membro da equipe rocket" te vestirá como um membro da equipe rocket também, e você poderá andar livremente pela cidade (mas, não pode sair da cidade e não dá de batalhar com ninguém com essa roupa).
Vá para a central de rádio e fale com o membro da equipe rocket que está bloqueando a escada, então seu rival aparecerá e tirará sua fantasia mostrando que você é um invasor. Você batalhará contra o Rocket Grunt, depois de vence-lo, suba as escadas (batalhe com todos os rocket grunts e cientistas, mas isso, em seu critério), então quando não tiver mais onde subir, você verá um velhinho, fale com ele e você perceberá que é o Rocket Admin Lambda disfarçado.

VS Rocket Admin Lambda


 x5
Golpes:Sludge Bomb,Smoke Screen.


Golpes:Sludge Bomb,Smoke Screen.

O melhor tipo de pokémon pra essa batalha é um psíquico ou terrestre. Se você tiver jogado no cassino de Goldenrod, você pode comprar um Sandshrew por 700 coins... acho... Caso queira um psíquico, você pode capturar um Drowzee ou evoluir o Eevee (caso você tenha pego) para Espeon, para isso, você precisa aumentar a felicidade dele totalmente. Leve vários Full Heals, eles são comprados no shopping de goldenrod.
Depois de vencer Lambda, você ganhará a Basement Key. Agora saia do prédio e cure seus pokémons no centro pokémon. E depois vá ao subsolo de Goldenrod e lá procure uma Kimono Girl, ela falará com você, depois vá para a direita e aperte A na porta. 
Então você estará na base da equipe rocket de goldenrod. Continue pela esquerda e você encontrará o rival que batalhará com você.



Lv32
Golpes: Confuse Ray,Bite, Air Cutter e Mean Look.


Lv34

Meganium do Rival:
Petal Dance,Syntesis,Reflect e Natural Gift.

Quilava do Rival:
Flame Wheel,Swift,Quick Attack e Defense Curl

Feraligatr do Rival:
Ice Fang,Thrash,Scary Face e Crunch.


Lv30
Golpes: Thunderwave,Sonicboom,Super Sonic e Spark.


Lv34
Golpes: Faint Attack.

Caso seus pokémons estejam com HP baixo, vá a um centro pokémon.
Depois vá para o local em que tem alguns botões na parede, três para ser exato. E aperte o azul. Então vá um pouco para baixo e depois continue pela direita e desça as escadas. No outro andar continue seu caminho até encontrar um velhinho que está à direita da caixa, fale com ele e você receberá a Card Key, suba as escadas e você estará no subsolo do shopping.
............:::::::::::Coisas a fazer em seu critério:::::::::::.........
No Subsolo do Shopping tem alguns Machokes e seus treinadores, caso você fale com os treinadores, eles mandarão os machokes empurrar as caixas abrindo assim caminho para pegar itens.
............:::::::::::Voltando à aventura::::::::::::::::.............
Agora volte à central de radio de Goldenrod e vá ao terceiro andar. Lá há uma porta que pode ser aberta pela Card Key. Aperte A nela e suba as escadas, continuando subindo você encontrará o Rocket Admin Lance que batalhará com você.

VS Rocket Admin Lance



Lv28
Golpes:Confuse Ray,Bite e Wing Attack


Lv33
Golpes:Sludge Bom e Smoke Screen

Depois de vence-lo suba as escadas e você encontrará de novo a Rocket Admin Athena.

VS Rocket Admin Athena


Lv28
Golpes: Glare e Crunch


Lv28
Golpes: Acid e Sweet Scent


Lv33
Golpes: Night Shade e Pursuit.

Depois entre no elevador e você irá para um novo andar ande nele até encontrar um homem com uniforme da Equipe Rocket e você batalhará com ele.

VS Rocket Admin Apollo


Lv35
Golpes: Fire Fang,Bite,Roar e Pursuit


Lv35
Golpes: SmokeScreen,Sludge Bomb e Haze

[IMG]http://www.serebii.net/heartgoldsoulsilver/pokemon/229-m.png[IMG]
Lv38
Golpes:Bite,Faint Attack,Fire Fang e Roar.

Depois de vence-lo, o velhinho que lhe deu a Card Key irá lhe dar a Silver Feather (caso você esteja jogando pokémon Soul Silver) ou Gold Feather (caso você esteja jogando Pokémon Heart Gold).
Vá ao centro pokémon curar seus pokémons e depois voe para Mahogany e de lá vá para a rota 44, continue seguindo ela até chegar a uma caverna.

Ice Cave

Em certos pontos dessa caverna, o chão é feito de gelo, fazendo que você escorregue no gelo. Caso você tente se lembrar, o ginásio de Mahogany teve um sistema similar ao da caverna. Continue passando até chegar a um homem que não deixa continuar. Então vá no chão escorregadio abaixo e pegue a PokéBall, nela tem o HM07-Waterfall, então agora você pode passar pelo homem. Desça as escadas.
Agora tem um outro tipo de desafio aqui. Você precisa ter um pokémon com o ataque Strenght (HM04/), sua missão é empurrar todas as pedras nos buracos. Quando você empurrar todas elas, caia em qualquer buraco e agora tente escorregar até a escadaria que está com o chão congelado. Depois suba as escadas, após subi-las, ande para baixo e entre na primeira escada, lá você terá que falar com a Kimono Girl que está presa no gelo, e depois disso, saia por onde ela saiu.
Então você estará em Blackthorn City.
Vá ao centro pokémon,e, depois, vá para o ginásio pokémon. 
Esse ginásio é diferente, pois, seu pokémon, independente do tamanho, não pode te seguir aqui. O mini-game do ginásio consiste em encaixar blocos para montar um caminho para você chegar ao lider.

VS Lider de Ginásio Clair


Lv38
Golpes: Dragon Rage, Dragon Pulse,Twister e Bite.

x2
Lv38
Golpes: Fire Blast,Thunder Wave,Dragon Pulse e Headbut.


Lv41
Golpes: SmokeScreen,Hydro Pump,Dragon Pulse e Hyper Beam.

Certo, esse lider não é tão complicado, mas, tem muitas táticas. A tática do Gyaridos é de apenas atacar sem esperar nenhum efeito. Os dois Dragonairs tem a tática de paralizar seu pokémon, mas, você não poderá fazer o mesmo por causa da abilidade Shed Skin que o livra do problema de STATUS em alguns turnos.
O Kingdra é bem dificil. Ele é o pokémon que tem mais táticas. Ele usa SmokeScreen para abaixar a precisão do ataque de seu pokémon além de ter ataques de água, dragão e normal. O melhor a fazer aqui é levar um pokémon eletrico para batalhar contra o Gyarados. Os outros eu recomendo um pokémon que tenha ataques do tipo dragão sem ao menos ser do tipo dragão.
Depois você não ganhará a insignea. Se teletransporte e volte para o centro pokémon, depois, use o Surf na água que rodeia o ginásio e entre na caverna.


O nome deste local é Dragon Den, nele você pode capturar Dratinis ao Lv5.
Continue indo para baixo e usando o surf, vá para esquerda e depois para baixo, você precisa do HM05-Whillpool em um dos seus pokémons. Use-o no redemoinho e entre no templo.
Você deverá responder as perguntas dos mestres do templo. Caso você responda elas como um treinador que se preocupa com seu pokémon, você ganhará um Dratini Lv20 com o ataque ExtremeSpeed (caso não tenha respondido, ganha um Dratini Lv20 sem o ExtremeSpeed), então Clair chegará e lhe dará a oitava insignea. Saia do templo e vá no caminho de sair da caverna. Clair te chamará de novo e lhe dará o TM59-DragonPulse.
Saia da caverna e voe para NewBark (caso você ache que seu pokémon não está bem treinado, tem uma rota alternativa e Blacktorn a NewBark) e vá ao laboratório do Prof°Elm e fale com ele. Hibiki/Kotone ficará impressionado/impressionada ao ver que você tem todas as oito insigneas e o professor lhe dará uma MasterBall. Agora você deve ir para Ecruteak, voe pois é mais rápido. Lá vá para a casa das Kimono Girls e batalhe com elas. Todos os pokémons delas estarão no Lv38.

Kimono Girl 1
 
Golpes: Dark Pulse,Shadow Ball,Confuse Ray e Last Resort.

Kimono Girl 2

Golpes: Psychic,Swift,Psych Up e Last Resort.

Kimono Girl 3

Golpes: Fire Blast,Quick Attack,Will o Wisp e Last Resort.

Kimono Girl 4

Golpes: Thunderbolt,Thunderwave,Double Team e Last Resort.

Kimono Girl 5

Golpes:Aurora Beam, Quick Attack,Surf e Last Resort.

Lembrando da abilidade dos pokémons dela. O Flareon tem a abilidade Flash Fire, ataques de fogo não fazem efeito nele e aumentam seu HP. A do Jolteon é Volt Absorb que faz com que ataques eletricos não façam efeito nele e recupera seu HP, já a do Vaporeon, é a abilidade Water Absorb, ataques aquáticos (inclusive Rain Dance) recuperam o HP dele e o dano é nulo.
Depois de vence-las, você ganhará o Key Item Chimering Chime (esse nome não é oficial) e acontecerá um terremoto, depois uma garotinha chamará as Kimono Girls para fora da casa delas.

...........::::::::o que fazer em Pokémon HG::::::::::........
Saia da casa das Kimono Girls e vá ao templo que tem uma floresta dourada. Fale com o monge que bloqueia a passagem então você mostrará a Gold Feather, assim, podendo passar.
O pokémon heart gold por um lado é MAIS FÁCIL que o pokémon soul silver. Então passe pela nova passagem, desça as escadas e suba as outras e entre na nova Tin Tower.

Tin Tower

Lá suba as escadas. E continue no minigame que você deve pular rampas até chegar à escada. Nessa parte vocês não terão problema. Pode demorar, mas nenhum grande problema.
Então no topo você verá as Kimono Girls novamente então você colocará o Chimering Chime no pedestal e elas vão começar a dançar e Ho-Oh irá batalhar com você.


Lv45
Abilidade: Pressure
Golpes: Extrasensory,Sunny Day,Fire Blast,Sacred Fire


...........::::::::o que fazer em Pokémon SS::::::::........
O pokémon soul silver é mais dificil NESTE FATOR. Você não tem um local especifico para entrar como o caso da Tin Tower.

Whirl Island

Existem quatro Whirl Islands. Você deve encontrar a Whirl Island que te leve ao local certo. Só posso dizer a Whirl Island correta fica ao lado de uma que leva a um beco sem saída.
Então você terá que encontrar um careca de roupa roxa e falar com ele. Então desça. Existem duas portas, uma que dá de você ver perto do careca (nessa tem um Rare Candy) e uma que é o mais baixo possivel que você pode ir.
Depois você verá as Kimono Girls de novo, você colocará o Chimering Chime no pedestal e elas começarão a dançar para despertar Lugia.


Lv45
Abilidade: Pressure
Golpes: Extra Sensory, Hydro Pump, Rain Dance e Aeroblast.

........::::::::Voltando à aventura::::::::::.........
Agora que você tem seu Ho-Oh ou Lugia, você pode usar o Escape Rope e voltar à NewBark. Depois use o Surf na água que fica ao lado direito de NewBark e continue andando até chegar a uma caverna. 
O nome dela é Tohjo Falls. Use o HM07-Waterfall na primeira cascata e desça a outra e depois saia da Tohjo Falls, agora você tem que ir pelo lado direito e subir quando você tiver oportunidade. O caminho é para cima, claro, mas, lembrando que tem vários treinadore de nivel alto aqui, caso ache que seus pokémons precisam de treinamento. Batalhe com eles.
Indo para cima, você deverá chegar em uma daqelas casinhas te levam a outro lugar, esta é maior, mas, de qualquer jeito continue indo para cima ,pois, você ainda não tem permição de ir para os outros lados que são direita e esquerda.

Victory Road

Essa é a victory road mais fácil e simples de todas. Você só precise de dois HMs nela: Strenght e Rock Smash. Você terá que cair em buracos, subir escadas... coisas do tipo... Eu não vou falar muito pois não dá para explicar bem como é a Victory Road, mas, ela tem quatro andares diferentes, sendo que um desses andares é inútil.
Assim que você conseguir sair da Victory Road você encontrará seu rival, que terá com você, uma ultima batalha (pelo menos, desta saga).


Lv40


Lv37


Lv37


Lv37


Lv38


Lv36

A partir desta batalha, eu não colocarei os golpes dos pokémons (pelo menos NESTA SAGA). Esta é a hora de você testar suas abilidades como treinador.
Depois de vence-lo você tem que sair da caverna e entrar na sede da elite 4.

......:::::::::Explicação Básica: Elite 4:::::::::.........
A Elite 4 é a seleção dos quatro melhores treinadores pokémon da região (no caso, de duas regiões, pois, Johto parte sua E4 com Kanto). Caso você vença, vai para o Hall da Fama e seus pokémons ganham uma medalha por serem resistentes.
......:::::::::Explicação Básica: Elite 4:::::::::.........

Aqui na sede, tem várias coisas, como por exemplo local de trocas por wireless, loja própria, centro pokémon e central de trocas Wi-Fi (que fica no subsolo), além da Union Room. Caso você precise, não tenha vergonha de comprar 99 hyper potions, 40 revives e 30 full heals, pois, se você perder de um membro da elite, você perderá aproximadamente 7000 yens. Subindo você terá de falar com um guarda que irá conferir suas insigneas...
Vamos contar comigo:
1 - Zephyr Badge
2 - Hive Badge
3 - Plain Badge
4 - Fog Badge
5 - Storm Badge
6 - Mineral Badge
7 - Glacier Badge
8 - Rising Badge

Bem vindo à liga pokémon, amigo.
Lembre-se de salvar o jogo antes de fazer qualquer coisa (eles excluiram o velhinho do Mr.Mime que te teletransportava para NewBark, ele existia nos jogos Pokémon GSC).

VS Will


Lv40


Lv42


Lv41


Lv41


Lv41

Pense no pokémon que te deu problemas em todos os ginásios, naquele pokémon mais chato que é a mosca da sua sopa, pois, esse pokémon é o time do Will. Ele tem uma combinação de U-Turn (problema para o Chikorita e Totodile), Ice Punch (problema para Chikorita), Adorable Kiss (problema para os todos) o ultimo é Confuse Ray (problema para Cyndaquil e Totodile, pois, provavelmente, o Jinx não usará o Confuse Ray no seu Chikorita). Essa é a unica dica que posso dar sobre esse pokémon, mas, não ligue para golpes super efetivos, pois, nesse ginásio, não importa realmente o tipo do pokémon ,porque todos os pokémons de Will, tem uma grande Special Defense.

VS Koga


Lv40


Lv41


Lv43


Lv42


Lv44

O Koga não é dificil, sério, leve um pokémon psíquico (o que é muito comum treinadores de Johto terem pokémons psíquicos por causa da Equipe Rocket que tem vários venenosos) e use ataques psíquicos e várias hyper potions. Os pokémons de água são multi-utilidades, você pode usar contra pokémons venenosos que terão bom dano, os de fogo a mesma coisa, mas, não coloque seu Chikorita contra ele.

VS Bruno


Lv42


Lv42


Lv42


Lv43


Lv46

Não há muito o que se dizer com ele. Provavelmente você usará pokémons de água e psíquicos.

VS Karen


Lv42


Lv42


Lv45


Lv44


Lv47

Karen é uma treinadora de pokémons escuros, será bem fácil descobrir seus pontos fracos que são lutador (para a maioria menos Vileplume e Murkrow), fogo/psíquico (para Vileplume), gelo/elétrico (para o Murkrow).
Agora se você venceu, irá desafiar o campeão.

VS Champion Lance


Lv44


Lv49


Lv49

 
Lv46


Lv46


Lv50

Essa batalha será um pouco dificil. O ponto fraco de pokémons dragões é o tipo gelo ou o próprio tipo dragão. Porém, você não poderá usar seu Feraligatr com o Ice Fang/Blizzard pois o Dragonite tem o ataque Thunder, seu Typloosion será praticamente inútil, pois, ataques de fogo não são muito efetivos. O inicial mais útil será o Meganium (evolução do Chikorita), porque, ele poderá usar o Megadrain no Aerodactyl (não é super efetivo, mas, pelo menos ataca enquanto se recupera) ou o seu Typloosion caso tenha ensinado a ele o Dragon Pulse. O Meganium contra o Dragonite também não dará certo porque ele tem o Blizzard.

Quando você vencer Lance, você e seu pokémon entrarão no Hall da Fama e salvará o jogo, além de, aparecer os créditos.
.......::::::::Fim de Jornada:::::::.......
.......::::::::o começo depois do final::::::::..........
Agora você acordará em seu quarto novamente. Desça as escadas e sua mãe lhe dirá que o Prof°Elm queria que você fosse ao laboratório dele, vá para lá e fale com o professor. Você ganhará o Key Item. Se você perceber, você ganhou uma insígnea gigante ao vencer a E4.
Saia do lab e voe para Olivine. Lá vá para o porto e o professor Carvalho falará com você assim como no começo da aventura, dessa vez, vai te dar outra pokédex. A National Dex que pode armazenar informações de 493 pokémons. Agora os pokémons de Sinnoh e Hoen obtidos no PokéWalker vão aparecer na PokéDex (o mesmo vale para pokémons trocados de Pokémon Diamond/Pearl/Platinum), agora fale com o marinheiro que está bloqueando a passagem e entre pela nova passagem. Então continue até chegar no SS Anne, um navio de luxo.

SS Anne

Quando entrar no navio, um velho te pedirá para procurar sua filha. Entre em todos os quartos (inclusive batalhe com todos), mas, você tem que batalhar mesmo com o marinheiro que está dormindo. Depois vá para o andar abaixo e passe pelo marinheiro (você pode batalhar com as outras pessoas) e depois suba as escadas. Você chegará ao capitão do navio que está conversando com a garota, ela irá sair, agora procure por ela e aperta A nela quando estiver pronto, então ela irá onde seu pai e o navio irá parar em um ponto que é a cidade de Vermillion.

.....::::::::Outra região, Nova Jornada::::::::.....
Esse jogo é diferente de todos os outros, pois, é o unico que você tem que conseguir 16 insigneas.
Essa região é chamada de Kanto (a mesma de pokémon firered e leafgreen para gameboy advance), só que com ginásios diferentes.
Por enquanto em Kanto a Radio Card não serve. Já em Johto, você recebeu mais dois programas de rádio, um é chamado Sinnoh Sound, que enquanto é tocada, você pode capturar pokémons naturais de Sinnoh em locais de Johto às quintas feiras. O outro programa de rádio é Hoen Sound, que enquanto é tocada, você pode encontrar pokémons de Hoen em locais de Johto às quartas feiras.
Você não pode voar diretamente de Kanto para Johto e vice versa, para voar de Johto para Kanto você precisa primeiro voar para a sede da E4 ou a rota que fica antes da Victory Road. As musicas de batalha também mudam, algo inédito nos jogos pokémon.
.....::::::::Voltando à Aventura:::::::::......

Agora você pode ir ao ginásio local, perceba que os ginásios de Kanto são diferentes dos de Johto. Para ir ao ginásio de Vermillion, você precisa do HM01-Cut ou HM03-Surf, entrando no ginásio você perceberá que este ginásio é diferente. Qual é o puzzle desse ginásio afinal? Bem vindo ao ginásio de puzzle mais chato do mundo. Aqui você deve apertar A em todos os baldes de lixo para procurar um botão que desliga a corrente elétrica. Mas o problema é que você deve encontrar dois botões, e, se você escolher um botão errado após escolher um certo, a corrente elétrica volta totalmente e além disso, muda a posição dos botões. O mais apropriado é que voce salve após encontrar o botão, mas, digamos que é chato ficar ligando e desligando o Nintendo DS ou apertar RESET no No$ GBA (que é muito lento).

VS Lider de Ginásio Lt. Surge
 VS 


Lv51
Golpes: Double Team,Shock Wave,Quick Attack e Thunder Wave.

 
Lv47
Golpes: Shock Wave, Double Team,Barrier e Screech.


Lv47
Golpes: Charge Beam,Double Team, Screech e SelfDestruct.


Lv47
Golpes: Mirror Shot,Super Sonic,Double Team e Shock Wave.


Lv53
Golpes:Shock Wave,Barrier,Quick Attack e Low Kick.

Os pokémons de Lt. Surge são tão chatos quanto o puzzle do ginásio. Tenha cuidado apenas com o Electabuzz e com o Magneton. Leve pokémons de terra ou que tem ataques de terra.

Depois de vence-lo você ganhará a Thunder Badge e o TM34-Shock Wave.
Agora saia do ginásio e vá ao centro pokémon. Depois saia da cidade por cima. continue até chegar à próxima cidade (a pista é cheia de treinadores).
Se você continuar, você estará na cidade de Saffron. Aqui você tem que ir para o ginásio.

.....:::::::Explicação Básica: Fighting Dohjo:::::::.....
Em Saffron existe um local ao lado do ginásio chamado Fighting Dohjo, em Pokémon Fire Red e Leaf Green de GBA, você ganhava um Hitmonlee ou Hitmontop. Agora em Pokémon Heart Gold e Soul Silver, você não ganha um deles (porque o personagem de FR e LG já pegou), aqui você chama os lideres de ginásio por telefone para batalhar com você. Na parte de extras no terminio do detonado mostrarei a lista completa de como conseguir o numero de telefone de cada lider de ginásio.
.....:::::::Voltando à Aventura:::::::.....

Vá diretamente ao ginásio daqui, o puzzle do ginásio de Saffron é de teletransporte. Cada quadradinho te teletransporta para um lugar diferente, você deve se teletransportar até chegar à lider. Você pode passar dias ou horas aqui. Se você quizer, tente aqui até chegar ao lider (lembre-se de levar várias hyper potions, pois, existem vários treinadores).

VS Lider de Ginásio Sabrina
 VS 


Lv53
Golpes: Psychic, Calm Mind,Shadow Ball e Skill Swap.


Lv55
Golpes:Energy Ball,Psychic,Barrier e Skill Swap.


Lv53
Golpes:Barrier,Mimic,Psychic e Skill Swap.

O melhor a fazer é levar pokémons do tipo escuro (dark) e fantasma (ghost). O Skill Swap é um ataque que troca seus Status de batalha (ataque,defesa...) com os do pokémon dela, dificultando um pouco a batalha.
Após vence-la você receberá a Marsh Badge e o TM48-Skill Swap.

Quando sair do ginásio, recupere HP de seus pokémons no centro pokémon e depois vá para a cidade que fica ao oeste (esquerda) de Saffron. Você deve continuar até chegar à cidade de Celadon. Vá ao ginásio (precisa de um pokémon que saiba o HM01-Cut).
Ao chegar no ginásio, você perceberá que o ginásio foi totalmente mudado, não é mais aquela facilidade que existia em pokémon firered e leafgreen. O ginásio agora é um labirinto, você precisa passar de um cloreto (casinha que tem um teto com plantas) para outro, para saber que dá de passar de um para outro, você deve olhar o chão, pois, o chão dos lugares que pode passar tem umas pedrinhas (parecem mais com bolinhas), nesse ginásio você precisará sempre do HM01-Cut, há partes que não há como passar sem ele. Continuando você chegará à lider especialista em pokémons de grama.

VS Lider de Ginásio Erika
 VS 


Lv51
Golpes: U-Turn,Leech Seed,Sunny Day,Giga Drain.


Lv52
Golpes: Ancient Power,Sleep Powder,Wring Out e Giga Drain.


Lv56
Golpes: Sunny Day,Leaf Storm,Grass Knot e Syntesis.


Lv56
Golpes: Sunny Day, Solar Beam, Giga Drain e Syntesis.

Esse ginásio não é o que aparenta ser. Ele não será fácil, nem o seu Typloosion vai ter vantagem, por causa do ataque Ancient Power do Tangela e o ataque Grass Knot do Victreebell.
O efeito do ataque Grass Knot é que quanto mais pesado o pokémon é, maior será o dano, e o Typloosion tem muitos quilos. O ataque Wring Out (eu sou experiente com esse ataque, tive um Carnivine no pokémon platinum com esse ataque) faz com que varie o dano de acordo com o HP do adversário, provavelmente, quando o HP está amarelo, o dano do ataque é multiplicado por três (lembrando que a força desse ataque é baixa).

Depois de você vencer a lider Erika, obterá os seguintes itens:
*Rainbow Badge 
*TM19 - Giga Drain

Agora volte para a cidade de Saffron e vá para a cidade de Cerulean (ela fica ao norte de Saffron).
Cerulean é uma das cidades mais importantes do jogo pokémon firered e leafgreen, pois você ganha a bicicleta nesta cidade. Se você entrar no ginásio, perceba que está vazio. Que tal irmos agora para o caminho à direita de Cerulean? Continue no mesmo caminho até chegar em um lugar onde há um centro pokémon abaixo de quatro arvores cortaveis (que pode-se usar o HM01-Cut), use o HM03-Surf e siga o caminho do lago até chegar na Power Plant (uma usina de energia), se você forçar sua memória ou ter jogado pokémon firered ou leafgreen, você perceberá que a Power Plant não é mais deserta e não tem pokémons selvagens (os mesmos foram removidos para a grama que fica perto da Power Plant). Entre nela e lá converse com todos, saia e o policial irá te pedir para procurar um membro da equipe rocket que roubou um equipamento da Power Plant que seria entregue à radio da cidade de Lavander. Saia da PowerPlant e voe para Cerulean. Vá ao ginásio e você encontrará um Rocket Grunt, ele sairá do ginásio, saia também e vá para a ponte dourada e você o encontrará novamente, volte para o ginásio e lá examine a bóia que fica mais perto do lugar onde o lider de ginásio ficaria se estivesse, então você encontrará o Key Item: Radio Resource (nome não oficial, mudarei quando tiver um nome oficial), volte para a Power Plant e vá até um rapaz gordinho que está em um local parecido com uma pequena ponte, você dará o Radio Resource para ele, e, ele ligará a Power Plant, você ganhará o TM57-Thunderbolt.
Voe para Cerulean novamente, e vá pelo caminho da ponte dourada e continue pelo lado direito até você ver uma casinha, a partir daí continue até encontrar uma garota de cabelo laranja com um garoto de cabelo castanho,voe para Cerulean de novo e agora você poderá ir para o ginásio desafiar a lider. O ginásio é de pokémons de água, esteja preparado.

VS Lider de Ginásio Misty
 VS 


Lv49
Golpes: Psychic,Water Pulse, Psych Up e Disable.


Lv49
Golpes: Rain Dance, Amnésia,Earthquake e Water Pulse.


Lv52
Golpes: Ice Beam, Body Slam, Sing e Water Pulse.


Lv54
Golpes: Confuse Ray,Ice Beam, Water Pulse e Recover.

O mais recomendavel nesse ginásio é usar pokémons do tipo grama no Quagsire e Golduck e pokémons do tipo elétrico.

Após vencer você ganha:
*Cascade Badge
*TM03-Water Pulse

Volte para Saffron e de lá vá para o caminho à direita que leva à cidade de Lavander. Quem jogou pokémon FireRed ou LeafGreen deve ter percebido mudanças, como por exemplo, demoliram o cemitério pokémon e colocaram uma central de radio. Fale com o velhinho que antes estava desesperado (se você tivesse ido para Lavander antes) e você ganhará o canal de radio pokéflute. Agora voe para Celadon e vá pelo caminho à esquerda, use a bicicleta, pois, você só poderá passar de bicicleta. Então você estará na ciclovia que leva você de Celadon para Fuchsia ou vice-versa. Fuchsia é a cidade do próximo ginásio, a ciclovia tem vários treinadores, na maioria, do tipo venenoso, por isso, em Johto e Kanto, sempre é bom ter um pokémon psíquico te acompanhando. Continuando você chegará a Fuchsia.
Chegamos em Fuchsia, a cidade que mais mudou no jogo. A maior mudança nela, é que o zoológico que havia em pokémon firered e leafgreen se tornou um tipo de campo de flores, e a safari zone, se tornou o Pal Park.

......::::::::Explicação Básica: Pal Park:::::::::.....
O Pal Park é um parque em que você pode migrar pokémons. Para isso você precisa de um jogo pokémon de gameboy advanced original (Pokémon Saphire,Ruby,Emerald,FireRed ou LeafGreen) e migrá-los pela Title Screen (a tela que aparece depois de você apertar start ou tocar na imagem do Lugia nadando ou Ho-Oh voando).
O Pal Park Game é um parque que tem vários habitats. Para saber o habitat de seu pokémon, veja na pokédex e aperte nele, aparecerá uma imagem de certo local, este é o habitat do pokémon.
Você só pode migrar seis pokémons em certo cartucho por dia. Mas, se você tiver o pokémon ruby e leafgreen, você pode migrar de ambos, pois, são cartuchos diferentes.
Quando você entra no Pal Park game, ganha 30 Park Balls, como eu já disse, elas são 100% efetivas, ou seja, não tem como seu pokémon escapar, é só você encontra-lo na graminha ou lago e jogar a park ball.
......::::::::Voltando à Aventura:::::::::.....

Vamos ao ginásio que fica bem ao lado do centro pokémon, caso precise, cure seus pokémons no centro pokémon.
Entrando no ginásio, você verá que tem seis lideres de ginásio, ou seja, seis Janines. Mas, só há uma verdadeira, as outras são treinadores disfarçados, além de ter, uma barreira invisivel transformando o ginásio em um labirinto. Caso você tente se lembrar da elite 4, o Koga era o lider deste ginásio, e o lider atual é sua filha.

VS Janine
 VS 

Lv47
Golpes: Wing Attack,Screech,Confuse Ray e Super Sonic


Lv44
Golpes:Sludge,Self Destruct,Poison Gas e Screech.


Lv47
Golpes:Psychic,Sucker Punch,Scary Face e Pin Missile.


Lv47
Golpes:Bulk Up,Night Shade,Sucker Punch e Pin Missile.


Lv50
Golpes:Psychic, Sludge,Double Team e Signal Beam.

Tenho certeza que você não terá problemas com essa lider, todo treinador de Johto ou Kanto tem pelo menos um pokémon psíquico o que já basta para vence-la, os problemas são Pin Missile,Sucker Punch,Confuse Ray,Selfdestruct e Signal Beam, mas, nada que uma Hyper Potion não resolva.

Vencendo a lider de ginásio você ganha:
*Soul Badge
*TM84-Sludge
Agora saia do ginásio e voe para Vermillion. Caso você tenha ido pelo caminho da direita de Vermillion, você deve ter percebido que tem um Snorlax bloqueando o caminho. Pois, agora você pode tira-lo do caminho e inclusive capturá-lo. 

........:::::::::Explicação Básica: PokéGear parte 3::::::::.......
Essa é a ultima parte da explicação básica sobre o pokégear. Agora que você ligou a Power Plant e falou com o dono da central de radio de Lavander, você pode usar a função radio do PokéGear em Kanto. E mais uma coisinha. Você também ganha a PokéFlute, um canal de rádio. Ele fica na parte mais acima da estação (não é nenhuma das quatro estações principais), mova a estação com sua Stylus e coloque para o norte o máximo que puder. Depois aperte A no Snorlax para ele acordar e batalhar com você.
........:::::::::De volta à Aventura::::::::.......



Lv50
Golpes: Giga Impact,Rollout,Block e Crunch.


Agora entre na caverna que o Snorlax estava bloqueando, é a Digglet Cave.

Digglett's Cave


A Digglet Cave não tem nenhum tipo de segredo, é só passar pelo caminho que é único (por enquanto, por que ainda não dá de subir aquela camada rochosa), então você chegará na rota 2.
Use o HM01-Cut na arvore e você poderá ir para a cidade de Pewter que fica ao norte.

Em Pewter tem um velhinho que te dá a Feather contraria à sua versão (Pokémon Soul Silver = Raibow Wing, Pokémon Heart Gold = Silver Feather).

...::::::::Pokémon Soul Silver::::::.....
Você precisa fazer o mesmo que no Heart Gold. Ir para a Tin Tower e capturar o Ho-Oh.

Lv70
Abilidade: Pressure
Golpes:Sacred Fire,Punishment,Ancient Power e Safeguard.


...::::::::Pokémon Heart Gold::::::.....
Você precisa fazer o mesmo que no Soul Silver. Ir à Whirl Island e capturar Lugia.

Lv70
Abilidade: Pressure
Golpes: Aeroblast, Punishment, Ancient Power e Safeguard.


ttacks:
AeroBlast
Punishment
AncientPower
Safeguard

Agora vá ao ginásio, ele não tem um puzzle ou segredo. É só ir e continuar até chegar ao lider que tem dois pupilos. O tipo especializado deste ginásio é pedra. 

VS Lider de Ginásio Brock
 VS 


Lv51
Golpes: Earthquake, Defense Curl, Rollout e Rock Slide.


Lv51
Golpes: Scary Face, Sandstorm, Protect e Twinneedle.


Lv53
Golpes: Brine, Ancient Power,Protect e Twinneedle.


Lv54
Golpes: Rock Slide, Sand Storm, Iron Tail e Screech.


Lv52
Golpes: Rock Slide, Endure, Giga Drain e Aqua Jet.

Brock não é um lider de ginásio dificil se você usar os pokémons certos. Eu recomendo um pokémon de grama contra o Kabutops e Omastar, pois, eles são de água e pedra, logo, dará 4x mais dano, além de que, o Kabutops tem o ataque Giga Drain, super efetivo contra pokémons aquáticos. No resto você pode usar pokémons de água.

Depois de vencer Brock, você ganhará:
*Boulder Badge 
*TM80-Rock Slide

Agora saia do ginásio e cure seus pokémons, e vá pelo caminho de baixo (de onde você veio) e entre na floresta.

Viridian Forest


É uma floresta comum, você pode encontrar Pikachus, mas só que, raramente. Nas versões de GBC (Pokémon Gold/Silver/Crystal) haviam excluído a Viridian Forest, você precisa só passar por aqui, mas, caso não queira muito trabalho agora, você deve chegar ao caminho de baixo que é a cidade de Viridian.
Na cidade de Viridian, você verá que o ginásio está sendo bloqueado por um velhinho que disse que o lider saiu... Continue pelo caminho de baixo batalhando com os treinadores até chegar à cidade de Pallet. Nela, use o Surf e continue indo para baixo até chegar a uma ilha chamada Cinnabar. Para quem jogou pokémon fire red e leaf green, perceberá que ela está totalmente devastada. Lá você encontrará o lider de ginásio Green, que está explorando o local, se você falar com ele, nada acontecerá, ele continuará alí. Aqui tem um centro pokémon caso você queira curar os seus pokémons. Use o Surf de novo até encontrar uma caverna em uma ilha, entre dentro dela.

Seaform Island

Você perceberá uma escada nessa ilha caverna. Suba ela e você chegará ao ginásio.
Esse ginásio tem algumas charadas (?), você deve falar com os treinadores e derrota-los. Eles abrirão caminho, ou não. Continuando você chegará até o lider de ginásio.

VS Lider de Ginásio Blaine
 VS 


Lv54
Golpes: Confuse Ray,Thunder Punch,Overheat e Sunny Day.


Lv52
Golpes: Sunny Day, Rock Slide, Smog e Overheart.


Lv59
Golpes: Bounce,Quick Attack,Flare Blitz e Overheat.

Após vencer Blaine você ganhará:
*Volcano Badge
*TM50-Overheat

Agora saia da caverna ginásio e voe para Cinnabar, lá fale com Green e ele voltará a seu ginásio. Voe para Viridian e cure seus pokémons, depois vá ao ginásio.
Ele consiste em pisar em alguns painéis no chão que te levam para certo local dependendo da seta que há nele. Tente ir até o lider de ginásio. 
PS: Esse ginásio não tem nenhuma especialidade, você deverá usar os pokémons que achar melhor.

VS Lider de Ginásio Green
 VS 


Lv55
Golpes: Leaf Storm, Trick Room, Psychic e Hypnosis.


Lv56
Golpes: Stone Edge, Dynamic Punch, Thunder Punch e Earthquake.


Lv58
Golpes: Extreme Speed, Dragon Pulse, Roar e Flare Blitz.


Lv58
Golpes: Earthquake, Stone Edge, Mega Horn e Thunder Fang.


Lv52
Golpes: Dragon Dance, Waterfall, Ice Fang e Endeavor.


Lv60
Golpes: Endeavor, Mirror Move, Aerial Ace e Whirl Wind.

Não tenho nenhum comentário. Vocês já sabem como vence-los com ataques super efetivos. Só tenha cuidado com o Pidgeot, pois, o ataque Mirror Move, copia seu ultimo golpe. Logo, se você usar um ataque forte, ele virá para você mais forte.

Vencendo Green você ganha:
*Earth Badge
*TM92-Trick Room

Bem... Você tem agora todas as insígneas obtidas nesse jogo. Vá ao centro pokémon e depois voe para a cidade de pallet e entre no laboratório do professor Carvalho, fale com ele e você ganhará o HM08-Rock Climb, ensine-o para um de seus pokémons e voe para aquele lugar que fica antes da Victory Road, na casinha que te leva à victory road, vá pelo lado esquerdo e não para cima (pelo lado direito te leva à Viridian), então continue até chegar em uma caverna.

Mt. Silver

O Mt.Silver é como uma segunda Victory Road, só que, você apenas necessitará dos HMs Waterfall,Rock Climb e Rock Smash. Tente chegar ao ultimo treinador que faz parte da história deste jogo.

VS Pokémon Trainer Red


 
Lv88
Hold Item: Light Ball
Golpes: Volt Tackle, Thunderbolt, Quick Attack e Iron Tail.


Lv84
Golpes: Sludge Bomb, Sleep Powder, Giga Drain e Frenzy Plant.


Lv84
Golpes: Blizzard, Focus Blast, Hydro Pump e Hydro Cannon.


Lv84
Golpes: Aerial Ace, Flare Blitz, Blast Burn e Dragon Rage.


Lv80
Golpes: Brine, Blizzard, Body Slam e Psychic.


Lv82
Golpes: Blizzard, Crunch, Giga Impact e Shadow Ball.

Red é um treinador muito conhecido e foi protagonista dos primeiros jogos pokémon além dos jogos Pokémon Fire Red e Leaf Green. Seu time é baseado nos pokémons que Ash teve ou tem no anime, só que com táticas mais elevadas. 
Um pokémon bem perigoso seria seu Pikachu, ele tem uma Light Ball e usa Volt Tackle, o que é um problema para pokémons aquáticos e voadores. 
Devido ao clima de granizo, o melhor a você fazer é levar pelo menos dois pokémons imunes ao dano, como por exemplo Abomasnow e Glaceon.
Outro pokémon perigoso de Red seria seu Snorlax, ele tem Giga Impact destruindo qualquer pokémon que vem pela frente, Crunch para aniquilar pokémons fantasmas e psíquicos, Shadow Ball para fazer o mesmo e Blizzard que acaba com pokémons de grama, terra, voadores... Além de sua defesa incrivel.
Red é o ÚNICO treinador do In-Game que tem pokémons com EVs equilibrados, dificultando ainda mais a batalha.
Boa sorte!

.......::::::::::Fim de Jogo:::::::::........
Aqui a parte de história do jogo acaba, você pode fazer o que quizer, quando quizer e onde quizer.
.......::::::::::Coisas a se fazer no jogo:::::::::.........

O jogo em sí acabou, mas, não acabou o que você pode fazer.
Como por exemplo, capturar pokémons lendários que ficam escondidos, o pentagono de batalha que fica ao lado de Olivine, completar a pokédex tendo todos os 493 pokémons existentes, colecionar todas as fotos comemorativas, colecionar os numeros de telefone dos lideres ginásio, fazer seu trainer card se tornar m trainer card platinum e por fim batalhar com pessoas pelo Wi-Fi.
Um ditado que falam sobre a serie pokémon é que o jogo realmente começa após o fim.

........::::::::::Pentagono de Batalha:::::::::::...........

O Pentagono de Batalha é um parque temático semelhante à Battle Frontier de Pokémon Emerald, só que menor.
Esse parque temático fica à esquerda de Olivine, você precisa ter todas as 16 insigneas e ter pelo menos um pokémon no jogo com a Legend Ribbon que é obtida derrotando Red, o campeão dos campeões.
O Pentagono de Batalha não é tão grande quanto a Battle Frontier, mas, há lugares parecidos como a Fabrica de Batalha (Battle Factory) e a Batalha da Torre (Battle Tower), mas, tiraram o melhor prédio existente: Cúpula de Batalha (Battle Dome).
Nesta parte do detonado, falarei das modalidades e prêmios do Pentagono de Batalha.
(ATENÇÃO: O pentagono de batalha de Sinnoh é o mesmo de Johto, esta parte do detonado também vale para Pokémon Platinum).
Para ver as estampas, vá no VS Recorder e selecione a opção Frontier Record.

.....::::::::Battle Tower:::::::::.......

Esta é a modalidade mais... Normal... As batalhas são iguais às do In-Game, embora tenha algumas clausulas. 
Elas são:
UBER CLAUSE: NÃO PODE USAR POKÉMONS UBERS.
LEGEND CLAUSE: POKÉMONS LENDÁRIOS SÃO BANIDOS (excessão de: Uxie,Azelf,Mesprit,Heartran,Cresselia,Moltres,Zapdos,Articuno,Entei,Suicune,Raikou, Regirock,Registeel,Regice e Regigigas).
SPECIES CLAUSE: Não pode usar dois pokémons da mesma especie, exemplo: Dois Blisseys.
ITEM CLAUSE: Não pode utilizar pokémons com o mesmo item.

VS Tower Tycoon Palmer


1ª batalha:
Necessita de 21 batalhas consecutivas e depois, Palmer estará apto a batalhar.

Pokémons:

Lv50
Golpes: Dragon Claw,Aerial Ace e Thunder Wave.


Lv50
Golpes: Ice Beam,Surf e Hypnosis.


Lv50
Golpes: Earthquake,Crunch e Roar.

Perceba que o time dele é bem fraco contra pokémons de grama, e, com algum pokémon que tenha Hidden Power Ice e atacar antes do Dragonite, você vencerá.
Tenha cuidado na escolha de seus pokémons, não leve um Psíquico a não ser que tenha Ice Beam.

Você obtiverá: 
*Estampa de Prata: Uma estampa comemorativa do prédio do pentagono.
*Ability Ribbon: Uma medalha comemorativa por vencer 21 batalhas consecutivas.

2ª Batalha
Você necessitará fazer 49 batalhas consecutivas, então, Palmer estará apto a batalhar.

Pokémons:

Lv50
Golpes:Magma Storm,Flash Cannon e Earth Power.


Lv50
Golpes:Crush Grip,Earthquake e Drain Punch.


Lv50
Golpes: Qualquer um.

Desta vez, Palmer está bem mais dificil. Principalmente porque o terceiro pokémon dele é ALEATÓRIO, não tem como descobrir qual é (Na Serebii diz que é o Cresselia, mas, não é. Uma vez eu fui e tinha um Electvire). Leve pokémons do tipo lutador e terra para vencer os dois que conhece e se quiser leve um Electvire com o Super Effective Set.

Você obtiverá:
*Estampa Platina: Uma estampa comemorativa do prédio do pentagono.
*Great Ability Ribbon: Uma medalha comemorativa por vencer 49 batalhas consecutivas.

.....::::::::Medalhas da Battle Tower::::::::::::..........

Além dessas duas medalhas existem as seguintes:

Double Ability Ribbon: Vença 50 vezes consecutivas o Double Challenge da Battle Tower.

Multi Ability Ribbon: Vença 50 vezes cosecutivas no Multi-Challenge. (precisa se conectar via wireless com alguém que tenha um jogo pokémon soul silver ou heart gold de NDS.)

Pair Ability Ribbon: Vença 50 vezes consecutivas no Pair Challenge (precisa se conectar via wireless com alguém que tenha um jogo pokémon de NDS)

World Ability Ribbon: Chegue ao Rank 5 no Wi-Fi Challenge.

........:::::::::Battle Factory:::::::::.......
Nesta modalidade, é bem... ._. estranha... Principalmente por que você nem usará seu pokémon.
Na battle factory você terá que escolher três de seis pokémons aleatórios que o jogo lhe permite escolher, logo, saiba que o cérebro do pentagono será bem dificil.

VS Factory Head Thorton

1ª - Necessita de 21 batalhas consecutivas.
2ª - Necessita de 49 batalhas consecutivas.



Pokémons:
x3
Golpes: Qualquer um 

Thorton é o cérebro do pentagono mais dificil, assim como o cérebro da fronteira de Pokémon Emerald, Noland, Thorton usa pokémons aleatórios. Uma escolha errada e você já era D:
Thorton tem ótimas táticas não importando o pokémon que ele usar. Normalmente ele usa táticas de Trick Room e Batton Pass, então tenha cuidado com os boosts de STATUS que ele pode dar para pokémons já fortes.

Ao vencer você ganhará:
1° Round: Estampa de Prata
2° Round: Estampa Platina.

.....::::::::::::Battle Castle:::::::::........
A modalidade do castelo de batalha é meio que normal. Mas, seus pokémons não entrarão com itens e você terá que comprar itens com Castle Points (CP), você recebe CP a cada batalha que ganhar, e ele só pode ser gasto no castelo de batalha.
Outra coisa interessante no castelo de batalha é que tem o sistema Rank Up. 
Você pode dar Rank Up gastando aproximadamente 100 castle points, existem dois tipos de Rank Up, que é de saúde (pode curar seu pokémon) e de itens (pode alugar itens para seu pokémon segurar).
Outra coisa interessante no sistema de CP, é que pode revelar os pokémons do adversário ou abaixar um nivel do pokémon adversário. 
Ao dar 35 batalhas consecutivas, mais ou menos, você ganha uma nova modalidade de CP que é chamado Battle Pass, você precisará revelar os pokémons do adversário, se você não se sentir seguro, gaste 100 CPs mais ou menos para passar a batalha.
É meio complicado... Mas com o tempo se tornará fácil.

VS Castle Valet Darach


1ª - 21 batalhas consecutivas.

Pokémons:

Lv50
Golpes:Return,Aerial Ace e Double Team.


Lv50
Golpes:Fire Fang, Crunch e Roar.


Lv50
Golpes:Metal Claw,Brick Break e Knock Off.

Levando pokémons elétricos e de terra, terá mais facilidade em vencer Darach.

2° - 49 batalhas consecutivas.

Lv50
Golpes:Hydro Cannon, Flash Cannon e Drill Peck.


Lv50
Golpes: Psycho Cut, Close Combat e Night Slash


Lv50
Golpes: Qualquer um.

Desta vez, Darach terá uma estratégia melhor. Pokémons com golpes fortes, como Hydro Cannon, Flash Cannon, Psycho Cut e Close Combat.
Mas, um deles é aleatório. Logo será um pouco complicado vence-lo... Tenha cuidado com Psycho Cut, pois, tem grandes chances de dar um dano critico. Nem pense em levar pokémons das sombrios (DARK) pois Gallade tem Close Combat. Psíquicos não são uma boa idéia também. Gallade tem Night Slash. Desta vez, pokémons de terra não são fortes contra o Empoleon que tem Hydro Cannon a partir de agora, mas, esse golpe te dará um turno livre.

Depois de vencer você ganhará:
1° Round: Estampa de Prata
2° Round: Estampa Platina.

......::::::::::Battle Arcade::::::::::......
O método de batalha daqui é simples. Você tem que apertar o botão na Touch Screen quando a roleta começar a girar. Dependendo de onde a roleta parar, terá algum efeito na batalha. Se a roleta cair em um lugar PRETO o efeito será para seu time de pokémons, se for VERMELHO vai ser para o seu adversário.

VS Arcade Star Dahlia


1° Round: 21 batalhas consecutivas 

Lv50
Golpes: Razor Leaf,Water Fall e Drain Punch.


Lv50
Golpes: Shadow Punch, Will-o-Wisp e Trick Room.


Lv50
Golpes: Zen Headbutt, Endure e Fake Out.

Dahlia escolheu uma estratégia péssima. Dusknoir e Medicham só tem um golpe que tira HP. Então você só precisa levar um pokémon VOADOR contra Ludicolo, um pokémon SOMBRIO (DARK) para Medicham e um pokémon normal contra Dusknoir. 
Fake Out de Medicham é forte, mas, não preciso. Fake Out só pode ser usado no primeiro turno de seu pokémon na batalha.
Leve um pokémon normal com golpes do tipo DARK ou FANTASMA contra Dusknoir, e vencerá a partida.

2° Round: 49 batalhas consecutivas.

Lv50
Golpes:Hyper Beam, Air Slash e Aura Sphere.


Lv50
Golpes:Flare Blitz,Super Power e Night Slash.


Lv50
Golpes: Qualquer um.

O Togekiss é fraco contra pokémons elétricos, mas, há um pokémon em particular que recomendo: Frosslass, Frosslass é imune a Aura Sphere de Togekiss e poderá dar One Hit KO com Ice Beam ou Blizzard, se o Togekiss sobreviver, tenha sorte de congela-lo.
O Blaziken é fraco contra pokémons voadores e aquáticos, mas, se seu Frosslass ter velocidade máxima, use um Psychic que dará One Hit KO em Blaziken.
O outro pokémon é aleatório ._. leve um pokémon com vários golpes variados.

Você obtiverá:
*1° Round: Estampa de Prata.
*2° Round: Estampa Platina.

.......:::::::::Battle Hall::::::::........
A modalidade do Battle Hall é simples: Escolha um único pokémon para ir em todas as batalhas, depois de vencer uma rodada não mude para outro pois acabará com o record do seu ultimo pokémon fazendo com que faça tudo de novo D: Dentro do salão de batalha, você deverá escolher um tipo de pokémon que será de seu adversário. Escolha os que você pode dar golpes super efetivos.
Cada rodada daqui tem 10 batalhas consecutivas, diferente dos outros que tem 7.

VS Hall Matron Argenta


1° Round 50 batalhas consecutivas.
2° Round 100 batalhas consecutivas.


Lv será igual ao de seu pokémon.
Golpes: Qualquer um.

Argenta usa pokémons aleatórios de acordo com o tipo que você escolher, então, leve um pokémon ótimo.

Você obtiverá:
*1° Round: Estampa de Prata.
*2° Round: Estampa Platina.

........:::::::::::Gym Leader Rematch::::::::::::.........
Eu achava que nem precisaria fazer este guia, mas, como os fãs pediram....

O que é Gym Leader Rematch?
Para quem não sabe inglês, é uma revanche contra os lideres de ginásio. Você pode convidar todos os 16 lideres de ginásio para o Dojo ao lado do Ginásio de Sabrina.

........::::::::Johto Gym Leader #1: Falkner:::::::::........
Horário de Encontro: Segunda Feira de Meia Noite às 11:59
Horário Disponivel: Sábado de Manhã.

Segunda-feira à Meia Noite, Falkner terá seu encontro semanal com sua namorada, Janine, a filha de Koga e lider de Ginásio de Kanto no shopping de Celadon. Se você falar com ele, obterá o numero do telefone de Falkner, mas, não receberá o numero de Janine.
Você só poderá chamar Falkner para uma revanche nas manhãs de sábado.

VS Falkner (Rematch)

Lv50
Golpes: 


Lv52
Golpes: 


Lv52
Golpes: 


Lv54
Golpes: 


Lv48
Golpes:


Lv56
Golpes:

[Estratégia]

........::::::::Johto Gym Leader #2: Bugsy:::::::::........
Horário de Encontro: Quinta feira, Meia Noite até 23:59
Horário Disponivel: Quinta feira à tarde.

A partir da hora que chegar quinta feira, Bugsy estará caçando insetos na floresta de Viridian. Procure ele e você receberá o telefone ao falar com o mesmo.

VS Bugsy (Rematch)

Lv56
Golpes: Bullet Punch, Super Power, Swords Dance e X-Scissors.

 
Lv54
Golpes: Close Combat, Mega Horn, Stone Edge e Mega Punch.

 
Lv52
Golpes: Bug Buzz, Detect, Air Slash e Stone Edge.

 
Lv55
Golpes: Rock Tomb, X-Scissors, Earthquake e Toxic.


Lv52
Hold Item: Sitrus Berry
Golpes: Defense Order, Protect, Confuse Ray, Attack Order.


Lv48
Golpes: Swagger, X-Scissors, Shadow Sneak e Toxic.

Bugsy se tornou mais forte agora já que evoluiu seu Scyther que já dava muito trabalho para Scizor. Além de receber pokémons chatos como Vespiqueen e Shedinja, embora, um Stealth Rock pode tirar 50% de HP de quase todo o time e 100% de Shedinja que tem apenas 1HP. Portanto, leve pokémons do tipo Fogo e Pedra, ou um misto dos dois como por exemplo Magcargo.

.........:::::::::::::::::;Johto Gym Leader #3:Whitney:::::::::::::::.........
Whitney vai para o Shopping de Goldenrod todo domingo, então, vá para lá e pegue o telefone dela no ultimo andar. Você só poderá chama-la para uma revanche quando for na tarde de sábado.

VS Whitney 

Pokémons:

Lv54


Lv50


Lv52


Lv52


Lv54


Lv58

.........:::::::::::::::::;Johto Gym Leader #4:Morty:::::::::::::::.........
Morty é encontrado na floresta dourada às segundas e terças feiras desde meia noite até 23:59, te dando bastante tempo para encontra-lo.
Você pode chama-lo nas noites de terça feira, então esteja preparado.

VS Morty 


Lv52


Lv52


Lv52


Lv54

 x2
Lv54

.........:::::::::::::::::;Johto Gym Leader #5:Chuck:::::::::::::::.........
Chuck nunca deixa o treinamento, mas, você pode pegar o numero do telefone dele com sua esposa. Ela fica no lado de fora do ginásio.
Você pode batalhar com ele nas noites de quarta feira.

VS Chuck


Lv54


Lv52


Lv55


Lv54


Lv56


Lv60

.........:::::::::::::::::;Johto Gym Leader #6:Jasmine:::::::::::::::.........
Jasmine pode ser encontrada em qualquer dia da semana em seu horário de almoço que é às 13:00 e termina às 14:00.
Você pode pedir uma revanche a ela nas tardes de quarta feira.

VS Jasmine

Lv50


Lv52


Lv52


Lv52


Lv56


Lv62
Nickname: Rusty

.........:::::::::::::::::;Johto Gym Leader #7:Pryce:::::::::::::::.........
Para encontrar Pryce você precisa ter o hábito de acordar cedo mesmo. Ele aparece no Lake of Rage qualquer dia das 6:00 até as 10:00.
Ele aceitará sua proposta de revanche nas manhãs de segunda feira.

VS Pryce


Lv56


Lv52


Lv52


Lv58


Lv54


Lv60

.........:::::::::::::::::;Johto Gym Leader #8:Clair:::::::::::::::.........
Clair, assim como Pryce, começa suas atividades bem cedo. Você pode encontra-la no Dragon Den das 6:00 às 10:00.
O horário de revanche é na noite de quinta feira.
Prepare-se.


Lv52


Lv56


Lv52


Lv52


Lv56


Lv60

.........:::::::::::::::::;Kanto Gym Leader #1:Brock:::::::::::::::.........
Brock pode ser encontrado na Digglet's cave a partir de meio dia e só sai de lá às 15:00, fale com ele e pegue seu numero de telefone.
Você pode chamar Brock a uma revanche sábado a noite.

VS Brock

Lv55


Lv54


Lv56


Lv55


Lv57


Lv61

.........:::::::::::::::::;Kanto Gym Leader #2:Misty:::::::::::::::.........
Misty aparece na área à direita da casa do avô do Bill todo dia às 16:00 até as 18:00, você pode a chamar para uma revanche nas manhãs de quarta feira.

VS Misty

Lv56


Lv56


Lv54


Lv54


Lv60


Lv60

.........:::::::::::::::::;Kanto Gym Leader #3:Lt.Surge:::::::::::::::.........
Lt.Surge aparece na área da Power Plant todos os dias das 9:00 às 12:00.
Você pode chama-lo para uma revanche nas manhãs de sexta feira.

VS Lt.Surge

Lv52


Lv52


Lv52


Lv56


Lv58


Lv60

.........:::::::::::::::::;Kanto Gym Leader #4:Erika:::::::::::::::.........
Erika está fora do ginásio aos sábados e domingos das 15:00 às 17:00 horas ensinando Jasmine sobre os Super Contests de Sinnoh, lá você pode pegar o numero de telefone de Erika.
Você só pode chamar Erika para uma revanche nas manhãs de domingo.

VS Erika

Lv53


Lv56


Lv56


Lv54


Lv55


Lv60

.........:::::::::::::::::;Kanto Gym Leader #5:Janine:::::::::::::::.........
Janine aparece na casinha que te leva à Victory Road todo dia das 16:00 até 18:00 e pode ser chamada para uma revanche qualquer hora do dia de segunda feira.

VS Janine

Lv58


Lv52


Lv56


Lv55


Lv52


Lv59

.........:::::::::::::::::;Kanto Gym Leader #6:Sabrina:::::::::::::::.........
Sabrina é encontrada no porto de Olivine às quintas feiras a qualquer hora. Você pode a chamar para uma revanche nas manhãs de domingo.

VS Sabrina

Lv58


Lv56


Lv54


Lv53


Lv53


Lv60

.........:::::::::::::::::;Kanto Gym Leader #7:Blaine:::::::::::::::.........
Blaine, o lider de ginásio careca, estará na ilha de Cinnabar (pelo menos... o que restou dela...) em qualquer hora das terças feiras, você pode chamá-lo para uma revanche terças feiras à tarde.

VS Blaine

Lv54


Lv57


Lv60


Lv58


Lv54


Lv62

.........:::::::::::::::::;Kanto Gym Leader #8:Blue:::::::::::::::.........
._. ultimo gym leader...
Blue é o lider de ginásio mais convencido, só aparece sem fazer nada em Cinnabar, mas, não te dá o numero de telefone. Para recebe-lo você precisa falar com sua irmã ,Daisy, que fica na cidade de Pallet, ela te dará o numero às 15:00 até 16:00 se você ter pedido para ela massagear seu pokémon cinco vezes, é um periodo de tempo bem curto, por isso, seja rápido.

VS Gym Leader Blue

Lv69


Lv68


Lv67


Lv70


Lv70


Lv72

....:::::::::::Extras::::::::::::::::.......

Conseguindo iniciais de Hoenn e Kanto.

Kanto:
Derrote o campeão Red no monte prateado e vá ao laboratório do professor oak, ele te dará a escolha de escolher UM inicial de Kanto.

Hoenn:
É meio... Complicado. Mas vamos lá.
Toda a jornada começa em Saffron, lá você terá de encontrar a casa de uma garotinha chamada CopyCat, é bem fácil acha-la, ela é a única que ao você interagir com ela se transforma em você mesmo, ela falará que perdeu uma de suas bonecas na cidade de Vermilion, então voe para a cidade de Vermilion (ou se você não é preguiçoso, vá andando mesmo pelo caminho de baixo até chegar lá) então entre no Pokémon FanClub, fale com um homem gordo e ele te dará a PokéDoll, na saída do Clube Pokémon você encontrará nada mais nada menos que Steven Stone, ele falará que Latios ou Latias estão na região de Kanto, entregue a PokéDoll a CopyCat você receberá uma passagem de trem, vá à Silph e procure Steven, ele perguntará qual das três pedras você quer:

Green Stone = Treecko
Red Stone = Torchic
Blue Stone = Mudkip

....:::::::Trainer Card::::::::::::::..........

☆☆☆☆☆
Ter cinco estrelas na trainer card é um sonho de muita gente. E aqui colocarei como pegá-las.

------------------------------
Esta é a mais fácil de todas. Derrote todos os records do Pokéathlon Dome.
------------------------------
☆☆ A segunda mais fácil. Vencer a liga pokémon.
------------------------------
☆☆☆ Conseguir cinco shiny leaves em um pokémon e mostrar para Hibiki/Kotone.
------------------------------
☆☆☆☆ Completar a pokédex nacional, não precisa ter capturado todos, só precisa ter visto pelo menos (battle frontier e pokéathlon não contam pokémons vistos.
------------------------------
☆☆☆☆☆ Vencer 100 batalhas consecutivas na Battle Tower

....::::::::Shiny Leaves:::::::.....
Elas são fundamentais para você conseguir uma estrela
na Trainer Card. Se você ter visto o guia a cima, provavelmente sua trainer card ficará cor de rosa ao pegar as cinco shiny leaves.
Dependendo da natureza de seu pokémon, ao falar com ele em certa rota, ele encontrará a shiny leaf. Não imediatamente, isso pode levar um bom tempo. O melhor a fazer é usar o repel e começar a correr e falar com seu poké até ele ter uma shiny leaf. Você precisa de CINCO em um só pokémon.

A seguintes naturezas:

Adamant: Rotas 9, 15, 22, 24, 37, 42, 46.
Bold: Rotas 9, 15, 22, 24, 37, 42, 46.
Brave: Rotas 9, 15, 22, 24, 37, 42, 46.
Bashful: Rotas 10, 16, 25, 27, 38, 43.
Calm: Rotas 2, 4, 6, 28, 32, 35, 48.
Careful: Rotas Routes 7, 8, 13, 14 33, 36, 45.
Docile: Rotas 7, 8, 13, 14 33, 36, 45.
Gentle: Rotas 2, 4, 6, 28, 32, 35, 48.
Hasty: Rotas 11, 18, 26, 39, 44.
Hardy: Rotas 9, 15, 22, 24, 37, 42, 46.
Impish: Rotas 1, 3, 5, 12, 18 31, 34, 47.
Jolly: Rotas 1, 3, 5, 12, 18 31, 34, 47.
Lonely: Rotas 10, 16, 25, 27, 38, 43.
Lax: Rotas 2, 4, 6, 28, 32, 35, 48.
Modest: Rotas 7, 8, 13, 14 33, 36, 45.
Mild: Rotas 11, 18, 26, 39, 44.
Naive: Rotas 1, 3, 5, 12, 18 31, 34, 47.
Quiet: Rotas 7, 8, 13, 14 33, 36, 45.
Quirky: Rotas Route 11, 18, 26, 39, 44
Rash: Rotas 11, 18, 26, 39, 44.
Relaxed: Rotas 2, 4, 6, 28, 32, 35, 48.
Sassy: Rotas 1, 3, 5, 12, 18 31, 34, 47.
Serious: Rotas 7, 8, 13, 14 33, 36, 45.

Ao falar com Hibiki ou Kotone, e estiver com seu pokémon com cinco shiny leaves como lider do time (pokémon que te segue) você receberá um DIPLOMA, as Shiny Leaves se tornarão uma Shiny Crown, que ficará no status de seu pokémon pra sempre, e além disso, uma estrela da trainer card.

-------------------Rods--------------------------------
Deve estar se perguntando onde você pode conseguir as Rods neste jogo.

Old Rod - Rota 32 (Fish Guru)
Good Rod - Olivine City (Fish Guru)
Super Rod - Rota 12 (Fish Guru)

--------------------Cerulean Cave------------------------

HMs Necessários: Surf, Rock Smash e Rock Climb.
TM Necessário: TM70-Flash
Insigneas Necessárias: 16 insigneas. 

Quando você entrar na caverna, esteja ciente de que precisa usar o TM70-Flash, ele pode ser comprado no shopping de Goldenrod.
Tenha um pokémon com os golpes: Surf, Rock Smash e Climb, e continue. Não entre nas primeiras, só entre na ultima escada que fica em uma parte elevada de terra.
Assim que subir a escada, você encontrará um labirinto, você precisará usar o Rock Smash para chegar até as próximas escadas que te levam para baixo. Continue seguindo até chegar a uma área que tem vários locais para usar Rock Climb, caso você queira explorar, use o Key Item Dowsing Machine. Você encontrará itens como Ultra Ball Electrizer entre outros. Encontre o caminho certo a partir daqui e você encontrará o lendário Mewtwo.


Lv70
Golpes: Psycho Cute, Amnesia,Power Swap e Guard Swap.

.........::::::::::::::::::Rival::::::::::::::::......
Lembra de seu pequeno grande rival? Você precisará dele para fazer uma rematch com a Clair e até treinar seus Pokémon mesmo.
Após você chegar em Kanto, você poderá batalhar com ele no Mt.Moon.


Lv50


Lv56


Lv46


Lv48


Lv48

Bem… Também não coloquei os golpes! Fato. Mas, espero que se divirta com esta batalha, boas dicas é usar golpes super efetivos. Lembrem-se que os Pokémon estão muito mais fortes que antigamente, então, esteja preparado...
Você deve estar se perguntando agora: Depois desta batalha, onde encontro o rival? Bom... Ele aparece no prédio da liga Pokémon nas segundas e quartas feiras, mas, isso não tem muito a ver com a história atualmente. Você quer mesmo é conseguir o telefone da Clair para assim fazer uma rematch. Após da batalha no monte da lua, vá ao Dragon Den. Sim, o mesmo lugar em que fez o teste para ganhar o Dratini. Você precisará de um Pokémon com SURF, você encontrará seu rival, do lado de fora do Dragon Den, na parte norte (ou seja, não precisará usar Whirlpool), fale com ele, e então Lance e Clair aparecerão e irão desafiar vocês dois e começará uma batalha em dupla.



Pokémon do Rival:

Lv60


Lv58


Lv56

Pokémon da Clair:

Lv52


Lv56


Lv60

Pokémon do Lance:

Lv75


Lv68


Lv68

Esta será uma batalha em dupla. Você usará todos seus seis pokémon, enquanto o rival usará apenas três dele. Depois desta batalha o rival aparecerá no Dragon Den toda terça e quinta feira para ter uma revanche. E é aqui que acaba a história do rival.

---------------------------------------------------------------------

LENDÁRIOS

Groudon & Kyogre

Após vencer o Red vá à casa do Mr. Pokémon de novo. Dependendo de seu jogo, você receberá Red Orb(Heart Gold) e Blue Orb (Soul Silver). Elas lhe ajudarão a capturar os pokémon lendários de Hoenn, assim como a cor dos nomes Groudon e Kyogre acima, a Blue Orb serve para capturar Groudon no Soul Silver e Red Orb para capturar Kyogre em Heart Gold. É um trabalho simples, mas, temos que levar em conta algumas coisas que você precisa:

HM-Surf (você precisará surfar)
HM-Rock Climb (você precisará escalar)
HM-Watterfall (para subir cascatas)

Depois de receber a Red ou Blue Orb, vá para a rota que te leva à Safari Zone. Procure uma entrada na rota que te leva a uma caverna com uma escada, e descendo essa escada tem duas e uma saída (sendo que uma das escadas é a que você chegou), vá para a escada da direita e você entrará no nivel de baixo, lá tem uma saída, vá por ela e você encontrará um mar, use Surf e procure o ÚNICO lugar que precisa de Rock Climb, para isso você poderá precisar de Watterfall. 
Você encontrará a Hidden Cave se procurar bem, e lá estará Groudon (SS) ou Kyogre (HG).



Kyogre

Lv50
Golpes: Aqua Ring, Ice Beam, Ancient Power e Water Spout.



Groudon

Lv50
Golpes: Rest, Ancient Power, Earthquake e Eruption.

Link: http://forum.pokeevo.net/topic/8606977/1/

Para Mais informações visite http://forum.pokeevo.net 

Comecei a corrigir os erros de escritas, Mas eram muitos...


Fonte: pokeevo

Posted in . Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Deixe uma resposta

Regras
- Faça login para comentar
- Não comente (tudo) com letras grandes (caixa alta)
- Olhe o seu comentário para ver se contém erros
- Ao comentar coloque o Assunto: e a Mensagem:


Alimente nosso Mascote
Adopt your own at http://www.virtuadopt.com Adopt your own at http://www.virtuadopt.com
Para alimentar click no ovo depois irá abrir uma página e aparecerá o ovo e uma frase embaixo click em here na frase:
If you want to play with him, click here!
Agradecemos a sua colaboração



Get your own Chat Box! Go Large!


Procure artigos no blog

Converted by LiteThemes.com, modificado por Anderson Rodrigues. Copyright © 2012 Pokémon Global Revolution.